Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Polícia Militar do Meio Ambiente apreende armadilhas para caça de animais silvestres no IFMG
Início do conteúdo da página

Polícia Militar do Meio Ambiente apreende armadilhas para caça de animais silvestres no IFMG

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 10h34 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 10h34

A apreensão aconteceu no fragmento de Mata Atlântica do Campus. O caso está sob investigação.

O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, através do 3º Grupamento de Meio Ambiente do 2º Pelotão do município de São João Evangelista (3º GP/2º PEL BPMMAmb), em parceria com o Núcleo de Proteção Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, apreendeu duas armadilhas em diferentes pontos da mata preservada no interior do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE). O fato ocorreu no dia 12 e 13 de julho e, aparentemente, as armadilhas já estavam no local há algum tempo, estavam cheias de alimentos atrativos e apresentavam estrutura robusta para captura até mesmo de animais silvestres de médio porte (Figura 1), o que configura crime ambiental.

Imagem1 Imagem2

Figura 1. Armadilhas encontradas e destruídas pela Polícia Militar de Meio Ambiente no interior da mata do IFMG-SJE para caça ilegal de animais silvestres. A estrutura foi destruída posteriormente. Fotos: Polícia Militar do Meio Ambiente e Núcleo de Proteção Ambiental.

No local, foi encontrado também um “ceveiro” ou “estrepe” (Figura 2), local em que os caçadores colocam alimentos em trilhas (frutas, grãos etc.) e ficam à espreita, em estruturas rústicas suspensas em árvores, aguardando o momento para abater animais silvestres com armas de fogo. Outro crime ambiental.

Imagem3 Imagem4

Figura 2. “Ceveiro” encontrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente no interior da mata do IFMG-SJE para caça ilegal de animais silvestres. A estrutura foi destruída posteriormente. Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente e Núcleo de Proteção Ambiental.

Tanto as armadilhas quanto o “ceveiro” foram destruídos após registro e, diante dos fatos, foi gerado um Boletim de Ocorrência no Sistema Integrado de Segurança Pública e, sob Registro de Eventos de Defesa Social, o caso será levado às autoridades para encaminhamento das investigações.

Periodicamente, os policiais realizam patrulhas preventivas no campus. São ações ambientais que objetivam coibir a caça predatória na área do IFMG, que abriga extensos fragmentos de Mata Atlântica. Com o auxílio de um drone, amplia-se também o monitoramento dos pontos de difícil acesso e, principalmente, dos locais de risco (Figura 3). Placas de advertências foram distribuídas estrategicamente nas áreas monitoradas fazendo referências às infrações e penas previstas pela Lei de Crimes Ambientais (Nº 9.605/1998).

Imagem5

Figura 3. Patrulha policial no Campus do IFMG com utilização de um drone. Foto: Núcleo de Proteção Ambiental.

O Núcleo de Proteção Ambiental é uma parceria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG-SJE com a Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Evangelista (3º GP/2º PEL BPMMAmb), instaurado pela Portaria Nº 197/2021. É um projeto promissor com impacto enorme para o meio ambiente.

disque

Fontes: Polícia Militar do meio Ambiente e Núcleo de Proteção Ambiental do IFMG-SJE

registrado em:
Fim do conteúdo da página