Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Núcleo de Proteção Ambiental recebe a maior apreensão de aves silvestres desde sua criação
Início do conteúdo da página

Núcleo de Proteção Ambiental recebe a maior apreensão de aves silvestres desde sua criação

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h49

Foram 71 pássaros da fauna silvestre apreendidos e devolvidos à natureza.

passarosO Núcleo de Proteção Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE), em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA), mais uma vez, recebeu aves da fauna silvestre, irregularmente mantidas em cativeiros. Foram 71 pássaros. Esta foi a maior apreensão realizada na região pela PMMA e, com agravantes, a multa ao infrator pode chegar a duzentos mil reais. As aves foram entregues pela PMMA do município de Guanhães e receberam os primeiros cuidados de um biólogo e professor do Curso.

A última grande apreensão de aves da fauna silvestre aconteceu em agosto de 2022, em que 19 pássaros silvestres ilegalmente mantidos em cativeiro foram devolvidos ao seu habitat. Outra aquisição policial de impacto, não pela quantidade mas pela raridade, aconteceu em junho de 2022, em que uma ave raríssima foi entregue ao Núcleo de Proteção Ambiental. Trata-se da “águia cinzenta” (Urubitinga coronata), espécie listada nos Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçados de Extinção.

O Núcleo de Proteção Ambiental é uma parceria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG-SJE com a Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Evangelista, instaurado pela Portaria Nº 197/2021. Com sede própria (Foto 1), é um projeto promissor para a Instituição e com impacto enorme para o meio ambiente.

sede museu

Foto 1. Sede do Núcleo de Proteção Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG-SJE. Foto: Marcelo Filardi

Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG-SJE.

denuncia

registrado em:
Fim do conteúdo da página