Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação (CPA) - Local

Publicado: Sábado, 14 de Maio de 2016, 09h42 | Última atualização em Sábado, 14 de Maio de 2016, 12h12

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada a partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, na qual cada Instituição de Ensino  Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação.

A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Essa comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Seu trabalho está centrado resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais.

A auto avaliação institucional é realizada a partir de formulários disponibilizados eletronicamente pelo setor de Tecnologia da Informação do IFMG, em ação conjunta da CPA Central da instituição. Esses formulários possibilitam a membros da comunidade externa, discentes, docentes e técnicos administrativos registrarem sua percepção sobre o momento atual em que se encontra o IFMG-SJE. Para cada um dos segmentos apresenta-se uma breve discussão dos itens avaliados, que tentam cobrir as dimensões previstas no roteiro do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), intitulado “Orientações gerais para o roteiro da auto avaliação das instituições”. São avaliados todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.


Relatório 2015

registrado em:
Fim do conteúdo da página