Secretaria de Registros Escolares
A Seção de Controle e Registro Acadêmico é o setor responsável pelo registro acadêmico, guarda e manutenção dos arquivos de documentos, lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares, emissão de documentos como históricos, atestados, declarações e diplomas, bem como pelas demais informações concernentes à vida acadêmica dos alunos do Ensino Técnico, Graduação e Pós-graduação.
Contatos:
Telefone: (33) 3412-2910
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento externo:
- Segunda a Sexta-feira: 07:30h às 21h.
Formulários:
Formulário de Solicitação de Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ENEM) (pdf / 508 KB)
Requerimento de colação de grau (pdf / 31 KB)
Requerimento de Regime Especial Aluna Gestante (pdf / 109 KB)
Requerimento para inclusão de nome social (PDF)
Solicitação de desligamento de curso (doc / 130 KB)
Solicitação de dispensa de disciplinas (pdf / 169 KB)
Solicitação de trancamento de disciplinas ou curso (pdf / 147 KB)
Solicitação de transferência (pdf / 147 KB)
Segunda via de diploma e histórico (pdf / 212,5 KB)
Resoluções
- Resolução nº 022 de 16 de julho de 2010 (Dispõe sobre a aprovação do Regimento dos Cursos de PósGraduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais)
- Resolução nº 046 de 17 de dezembro de 2018 (Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio)
- Resolução nº 047 de 17 de dezembro de 2018 (Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação)
- Resolução nº 10 de 6 de julho de 2020 (Dispõe sobre alterações nos Regulamentos de Ensino dos Cursos Técnicos (Resolução nº 46/2018) e de Graduação (Resolução nº 47/2018) em função do período de excepcionalidade da pandemia de COVID-19)
- Instrução Normativa nº 02/2020 (Estabelece diretrizes para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) durante o período de absoluta excepcionalidade gerado pela pandemia do Coronavírus)
- Instrução Normativa nº 05/2020 (Complementa e altera a Instrução Normativa (IN) conjunta IFMG nº 02/2020)
- Portaria n° 787 de 10 de julho de 2023 (Dispõe sobre reajuste de taxas administrativas regulamentadas pela Resolução CONSUP IFMG Nº 8 de 19 de maio de 2021, incluindo estagiários no rol de usuários dos serviços de alimentação e revoga a Portaria 266 de 03 de março de 2022.)
- Resolução nº 08 de 10 de julho de 2024 (Dispõe sobre a autorização para o envio de diplomas, certificados e históricos físicos por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), no âmbito dos cursos de nível médio, graduação e pós-graduação do Campus São João Evangelista)
Emissão de GRU:
Tutorial de GRU para 2ª Via de Documentos
Envio de documentos via Correios
Suap Ensino
Funcionalidades para Docentes
Os professores terão acesso a uma variedade de ferramentas, incluindo a visualização de horários e diários, edição de planos de aula, cópia de planos de ensino, inserção de avaliações, registro de faltas, lançamento de notas e conceitos, e inclusão de materiais didáticos. Além disso, poderão criar e utilizar fóruns de discussão, enviar trabalhos, mensagens aos alunos e configurar o ambiente virtual. O sistema também permite finalizar etapas, solicitar relançamento de etapas, prorrogação de prazos, visualizar estatísticas do diário, gerar relatórios e cadastrar trabalhos de conclusão de curso.
Manual do SUAP para professores
Funcionalidades para Estudantes
Os estudantes terão acesso a uma agenda de avaliações, poderão visualizar suas turmas matriculadas, gerenciar requerimentos, consultar dados pessoais, trocar mensagens com professores e colegas, renovar matrículas e emitir declarações de conclusão de curso. Também poderão preencher o questionário de avaliação socioeconômica diretamente na plataforma.
Manual do SUAP para estudantes
Funcionalidades para Pais e Responsáveis
O Suap Ensino oferece acesso a pais e responsáveis, que poderão acompanhar a vida acadêmica dos estudantes por meio do número de matrícula (RA) e uma chave de acesso fornecida pelo setor de Registro Acadêmico. Entre as informações disponíveis estão dados pessoais do estudante, informações acadêmicas e progresso no curso, documentos acadêmicos, percentual de conclusão do curso e carga horária cumprida, renovações de matrícula, atividades complementares realizadas, registros de participação no ENADE, informações sobre TCC e relatórios, medidas disciplinares e premiações, boletins e histórico escolar, e requerimentos relacionados a trancamentos de matrícula e disciplinas.
Acesso para pais e responsáveis de estudantes
Manuais e Suporte
Para auxiliar na transição, manuais detalhados estão disponíveis para docentes, estudantes e responsáveis, garantindo que todos possam aproveitar ao máximo as funcionalidades do novo sistema.
Para acessar o sistema, tanto estudantes quanto professores devem utilizar a senha de rede, a mesma usada para conectar-se à rede Wi-Fi do campus. Na tela de login principal, é possível recuperar o usuário e a senha, caso necessário.
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