Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Colação de Grau
Início do conteúdo da página

Colação de Grau

Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 13h58

Orientações a serem observadas para a Colação de Grau dos discentes concluintes dos cursos técnicos e de graduação:

Da solicitação de colação:

  1. O estudante deverá ter concluído todas as disciplinas (não ter nenhuma dependência) e ter seu Relatório de Estágio ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado;
  2. O discente solicitará na Secretaria, através de requerimento, a Colação de Grau, Diploma e Histórico Escolar, anexando: 
    • 01 (uma) cópia da Declaração de Aprovação do Relatório de Estágio/TCC, expedida pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão;
    • Documento “Nada consta” emitido pela Biblioteca;
    • Documento “Nada consta” emitido pela CGAE;

ATENÇÃO! Não serão aceitos Requerimentos sem os devidos anexos.

  1. O pedido deverá ser realizado com antecedência mínima de 30 (dias) dias da data da Cerimônia de Colação de Grau prevista em calendário e/ou divulgada na Secretaria e Site do IFMG - Campus São João Evangelista;
  2. As sessões de colação de grau poderão ocorrer nas seguintes modalidades:
    • Colação em Gabinete (sem a participação pública) - Solicitações de colação de grau em separado deverão ser requeridas ao setor competente, de acordo com resolução própria da Instituição, com as respectivas justificativas para análise e parecer. Caso o formando obtenha deferimento de seu pedido, a colação será feita em caráter extraordinário, sem a participação de familiares ou convidados. Nessa modalidade, os formandos e as autoridades não vestem a beca para colar o grau. Esse tipo de colação pode ocorrer de duas formas, e obedecerá aos seguintes atos protocolares: a leitura e assinatura da ata, o juramento e a outorga de grau.
    • Sessão Solene (aberta à participação pública) - As sessões solenes de colação de grau são realizadas em cerimônias abertas à participação pública e podem reunir um ou mais cursos, a critério da instituição. A sessão será organizada por uma comissão de servidores responsáveis pela organização do evento.
  1. o discente deverá procurar na Secretaria, com 07 (sete) dias de antecedência, o deferimento ou indeferimento de seu pedido, além da confirmação de horário e local em que será realizada a Cerimônia de Colação de Grau;
  2. quando da falta ou necessidade de atualização da pasta do aluno, um servidor da Secretaria poderá entrar em contato com o discente a fim de solicitar documentação pendente e/ou cópia de documentos que deverão ser entregues/apresentados na Secretaria antes da Cerimônia de Colação de Grau.

Da cerimônia:

As sessões solenes (aberta à participação pública) de colação de grau deverão seguir o que determina a Resolução Nº 3 de o de novembro de 2019 que “Dispõe sobre a aprovação do Regulamento de Normas e Procedimentos para as Sessões Solenes de Colação de Grau do IFMG - Campus São João Evangelista.” aprovada pelo Conselho Acadêmico e o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo- Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Da expedição de diplomas e certificados:

De acordo com o Regimento de Ensino do IFMG, os seguintes artigos normatizam a expedição de diplomas e certificados:

Art. 95. O IFMG expedirá e registrará seus diplomas em conformidade com o § 3º do Art. 2º da Lei nº 11.892/2008 e emitirá certificados a discentes concluintes de cursos e programas.

Art. 96. O diploma será expedido, em até 90 dias, a discentes concluintes de cursos técnicos e superiores que atenderem todas as exigências do curso em que estiverem matriculados, inclusive a colação de grau.

Parágrafo único. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para que o discente obtenha o grau respectivo e para a emissão do histórico escolar e do diploma, conforme estabelecido na legislação vigente.

Da entrega de diplomas/históricos/certificados:

  1. A entrega de qualquer desses documentos será feita para o próprio discente mediante apresentação de Documento de Identidade, quando o mesmo for maior de 18 (dezoito) anos, e no caso de o discente for menor de 18 (dezoito) anos, os mesmos poderão ser retirados pelos pais ou responsáveis legais;
  2. Quando da impossibilidade do discente, maior de 18 (dezoito) anos, retirar quaisquer dos documentos, o mesmo poderá ser feito por meio de Procuração (instrumento particular) com firma reconhecida descrevendo devidamente qual documento poderá ser retirado e anexando cópia do Documento de Identidade do discente e do procurador, o qual também apresentará o seu documento original.

Informações: (33)3412-2910 e e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página