Campus e PM de Meio Ambiente instituem Núcleo de Proteção Ambiental em São João Evangelista
Em parceria com o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a Polícia Militar de Meio Ambiente do município de São João Evangelista instituiu o Núcleo de Proteção Ambiental sediado no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.
Integram o Núcleo de Proteção Ambiental, o Sargento do 3º Grupamento de Polícia Militar do Meio Ambiente do município, Adão Francisco Sena Junior; o professor e Médico Veterinário (CRMV 6875) Charles André de Souza Bispo; o professor e coordenador do Curso de Lic. em Ciências Biológicas Marcelo Filardi e o Gestor Ambiental e Engenheiro Agrônomo do campus, Rafael Eugênio Maia Guanãbens.
Registro oficial da parceria firmada entre a Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Evangelista e o IFMG - Campus São João Evangelista. Da esquerda para a direita: Cabo Tales Pereira; Paulo Campos, Diretor de Administração e Planejamento; Marcelo Filardi, professor e Coordenador do Curso de Lic. em Ciências Biológicas e o Sargento Sena Junior, do 3º Grupamento de Polícia Militar do Meio Ambiente municipal.
O Núcleo de Proteção Ambiental, constituído pela Portaria 197/2021, emitirá relatórios de registro das visitas policiais preventivas realizadas na instituição, articulará atividades periódicas de conscientização e educação ambiental, mobilizando a comunidade acadêmica e municipal em planos de ação ambientais.
Para o Sgt. Sena Junior, "a iniciativa contribuirá para coibir ações ambientais ilegais no campus e nas áreas vizinhas, envolvendo a caça predatória e a captura de animais silvestres. É um trabalho que resultará na reflexão e sensibilização da comunidade acadêmica e municipal".
Segundo o coordenador do Curso de Lic. em Ciências Biológicas, professor Marcelo Filardi, "essa parceria envolverá os alunos dos cursos técnicos e graduandos em futuros projetos multidisciplinares com a temática ambiental gerando impactos significativos na fauna e flora do campus e do entorno".
Pequenas ações, grandes revoluções!
![]() |
Disque Denúncia: 181 Serviço destinado ao recebimento de informações sobre crimes auxiliando o trabalho policial. A identidade do denunciante e denunciado é totalmente preservada. https://www.mg.gov.br/servico/denunciar-um-crime-anonimamente-no-181 |
Fonte: Marcelo Filardi, professor e coordenador do Curso de Lic. em Ciências Biológicas.
Redes Sociais