Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Núcleo de Proteção Ambiental do campus recebe águia raríssima
Início do conteúdo da página

Núcleo de Proteção Ambiental do campus recebe águia raríssima

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 13h25 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 15h29

Águia ameaçada de extinção chegou à instituição para identificação e cuidados.

O Núcleo de Proteção Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG - Campus São João Evangelista, em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, recebeu, em junho, uma ave raríssima. Trata-se da “águia cinzenta” (Urubitinga coronata), espécio listada nos Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçados de Extinção (Foto 1).

aguia cinzenta

Foto 1. ‘Águia cinzenta’, ave rara entregue ao Núcleo de Proteção Ambiental do IFMG|SJE pela Polícia Ambiental. Foto: Marcelo Filardi

A águia-cinzenta foi encontrada no município de Cantagalo em maio deste ano e permaneceu no campus sob cuidados de um biólogo e de um veterinário do campus por dois dias. A ave apresentava aspecto jovem, aparência saudável e livre de ferimentos visíveis. Sob avaliação do veterinário e Professor Charles André Souza Bispo, a águia demonstrava tolerância à presença humana, grau moderado de domesticidade, aceitando sem resistência o fornecimento de alimentos e água. Estas condições forçaram a recomendação técnica de encaminhamento a um centro de triagem especializado para os procedimentos de reabilitação do espécime à vida silvestre, de modo que o animal tenha perspectiva de ser reintroduzido no seu habitat natural. E o zoológico da USIPA, em Ipatinga (Foto 2), foi a instituição escolhida para receber a ave durante o trabalho de reabilitação.

aguia cinzenta USIPA

Foto 2. Zoológico da USIPA, em Ipatinga, que recebeu a ‘águia cinzenta’ entregue ao Núcleo de Proteção Ambiental do IFMG|SJE pela Polícia Ambiental. Foto: USIPA|Ipatinga.

Neste link há mais informações sobre a águia-cinzenta.

O Núcleo de Proteção Ambiental é uma parceria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG SJE com a Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Evangelista, instaurado pela Portaria Nº 197/2021. É um projeto promissor para a instituição com impacto enorme para o meio ambiente.

disque denuncia

Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Saiba Mais

Curso de Ciências Biológicas na Patrulha Preventiva Ambiental

Campus e PM de Meio Ambiente instituem Núcleo de Proteção Ambiental em São João Evangelista

registrado em:
Fim do conteúdo da página