Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Acadêmicos do campus participam do Projeto Rondon Minas 2022
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do campus participam do Projeto Rondon Minas 2022

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h41 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h42

O Instituto Rondon Minas é uma organização não governamental (ONG), que atua desde 2005 com empreendedorismo social e voluntariado em várias temáticas. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento social com responsabilidade socioambiental. O Instituto elabora e executa projetos de cunho social com equipes multidisciplinares e promove a extensão do conhecimento técnico e científico. Através de suas ações, incentiva a sociedade civil a ser corresponsável pelos problemas sociais e mobiliza atores sociais: técnicos, estudantes e comunidade em geral para maior engajamento e atuação cidadã, além de promover a formação técnica e humana dos colaboradores e comunidades envolvidas.

A ONG tem como foco a intervenção social em comunidades que apresentem demandas de trabalhos sociais, com execução de ações para o desenvolvimento local. A proposta é atender todos os públicos nas comunidades e, além disso, realizar a troca de experiências e capacitações com a sociedade civil organizada, poder público e demais parceiros. Em cada ação, o Instituto busca parceiros para potencializar o trabalho nas comunidades atendidas.

Nessa edição, o Projeto Rondon Minas 2022 contou com a parceria do Ministério Público de Minas Gerais, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social (CIMOS) e a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT). As ações do “Programa Lixo e Cidadania” foram aplicadas em cidades do interior de Minas Gerais. Os estudantes extensionistas receberam capacitações da temática para então desenvolverem as atividades nas seguintes cidades: Carmo da Cachoeira, Monsenhor Paulo e Montes Claros.

As ações desenvolvidas podem ser assim resumidas: diagnóstico de catadores de materiais recicláveis; verificação e instalação da coletiva seletiva; mobilização ativa de conscientização com palestras em escolas e atividades de educação ambiental para com a população e; debates com a comunidade e representantes municipais, além da instauração do Fórum objetivo do projeto.

O Projeto Rondon Minas 2022 contou com a participação das acadêmicas do campus: Bruna Flávia Xavier Sousa (Curso de Engenharia Florestal); Esthephâne Pires da Silva (Curso de Engenharia Florestal) e Dayane Karolayne Monteiro de Queiroz (Curso de Administração), que relataram a importante experiência que adquiriram como então; rondonistas.

“O Rondon foi uma experiência extraordinária! Participar na prática dessa dinâmica da extensão universitária com engajar social, resgatou em mim uma forma nova de enxergar as coisas e também meu retribuir enquanto futura profissional. Foi incrível a oportunidade de vivenciar tudo isso, de levantar essa bandeira de ao menos uma vez na vida enquanto agente multiplicadores estarmos no lugar do outro, isso traz cidadania traz identidade. Saliento aqui todo apoio do Instituto em nosso deslocamento e respaldo enquanto participamos do Projeto Rondon, foi muito importante ter esse retorno.”(Bruna F.)

“O Rondon foi um mix de emoções e acontecimentos, contribuiu para minha vida profissional, acadêmica até a vida pessoal”. Poder fazer algo pelo mundo, mesmo que pareça tão pequeno, lutar por algo tão nobre e lutar por pessoas que merecem todo apoio e visibilidade do mundo, foi transformador, e foi de encontro a tudo que acredito e quero para um mundo melhor, e o mais lindo foi encontrar várias pessoas que tem o mesmo engajamento, isso dá fôlego, da esperança e motivação, Gratidão ao Ministério público, Cimos e Rondon por essa parceria e pelo programa lixo e cidadania, assim nos tendo proporcionado essa experiência tão valiosa e enriquecedora, e também todo o suporte do meu querido IFMG-Campus São João Evangelista se não fosse pela publicação na página do campus nunca sequer saberia do projeto ou teria feito a inscrição, é muito importante esse apoio da nossa instituição” (Esthephâne Pires).

“Todo Mundo deveria se oportunizar ao menos uma vez a experiência de ser rondonista, é tão enriquecedor! Voltamos novos com a mente aberta. Aprender com o outro e doar-se para outro mesmo que seja na forma de conhecimento, é uma devolutiva muito especial, além de ser uma oportunidade de levarmos o nome do nosso IF o que aprendemos aqui, para aplicar na prática, traz uma ressignificação incrível” (Dayane K).

rondon 1

rondon 2

rondon 3

rondon 4

Acadêmicas do campus durante a participação no Projeto Rondon Minas 2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página