Sobre o curso - Engenharia Florestal
O curso de Engenharia Florestal do IFMG – Campus São João Evangelista recebeu a 5ª maior nota absoluta do Enade de todo o Brasil em 2019! Nesta edição do Enade, foram avaliadas 65 instituições de ensino que ofertam o curso de Engenharia Florestal, contemplando 43 da rede federal e 11 da rede estadual.
O campo de atuação do Engenheiro Florestal é amplo, podendo ser destacadas para o perfil profissional do egresso as áreas de gestão ambiental, silvicultura, fitopatologia, sensoriamento remoto, mensuração florestal, manejo florestal e tecnologia de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Para atender às demandas das áreas de atuação do profissional, o curso tem como premissa a busca frequente por práticas emergentes no setor.
Bacharelado em Engenharia Florestal - Conheça o curso!
Informações gerais
Denominação do Curso: | Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal |
Título Acadêmico conferido: | Bacharel em Engenharia Florestal |
Modalidade do curso: | Bacharelado |
Modalidade de Ensino: | Presencial |
Regime de Matrícula: | Semestral |
Tempo de Integralização: |
Mínimo: 10 semestres Máximo: 18 semestres |
Vagas Ofertadas Anualmente: | 40 (quarenta) |
Turno de Funcionamento: | Diurno (Manhã/Tarde) |
Formas de Ingresso: | ENEM, Sisu, Transferência Interna, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título |
Ato autorizativo de criação: | Resolução nº 24, de 15 de setembro de 2015 |
Ato autorizativo de funcionamento: | |
Reconhecimento do curso: | Portaria nº 1076, de 24 se setembro de 2021 |
Objetivos do curso
Os objetivos do curso de Engenharia Florestal do IFMG – Campus São João Evangelista constantes no Projeto Pedagógico de Curso foram definidos considerando o perfil profissional do egresso previsto nas normatizações do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, além de contextos locais e regionais onde se encontra o campus. As inovações tecnológicas para a coleta, processamento de dados e a atualização de demandas de órgãos ambientais para o exercício profissional também foram apontadas na definição do objetivo do curso e perfil do egresso.
O curso tem como objetivo geral formar profissionais qualificados na área da Engenharia Florestal, competentes, com sólido conhecimento técnico-científico e com uma visão crítica, criativa e humanizada, que sejam capazes de suprir a demanda produtiva e/ou conservacionista do setor florestal, promovendo a sustentabilidade de empreendimentos, ecossistemas e comunidades no âmbito local e regional.
Os objetivos específicos do curso são: formar um profissional com habilitação na área de produção e conservação florestal, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional; compreender a relação homem/meio ambiente nas suas diversas dimensões: social, econômica, cultural, política, antropológica e biológica; identificar, analisar, interpretar e solucionar os problemas em gestão, planejamento e ordenamento de recursos florestais, na prática profissional; gerenciar, organizar, coordenar, liderar e capacitar equipes de trabalho da sua área de competência; compreender o papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais; formar profissionais pautados em valores éticos e humanísticos tais como solidariedade, respeito à vida humana e ao meio ambiente, convivência com a pluralidade e diversidade de ideias e pensamentos; ter juízo crítico autônomo na sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar o método científico para a análise e condução dos processos de tomadas de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade; ser capaz de intervir sobre os ecossistemas florestais através de métodos de manejo adequados para cada situação ecológica, econômica e cultural; e conhecer os processos de transformação industrial de recursos de origem florestal, associando as propriedades da matéria prima florestal com a qualidade dos produtos finais.
Documentos
Projeto Pedagógico do Curso - PPC
Relatório de avaliação docente, coordenação de curso e autoavaliação discente – 2/2018
Relatório de avaliação docente, coordenação de curso e autoavaliação discente – 1/2019
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