Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Engenharia Florestal > Trabalho de Conclusão de Curso
Início do conteúdo da página

Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Florestal

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 09h03 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 09h38

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do bacharelado em Engenharia Florestal do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista (IFMG-SJE) se encontra institucionalizado e as normas para a sua elaboração estão de acordo com a Instrução Normativa nº 5 de 11 de abril de 2018 que: “Estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – para os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG”. A regulamentação dos critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação do TCC foi definida em conformidade com o Art. 10 da Resolução da Câmara de Educação Superior/Conselho Nacional de Educação nº 3/2006.

O TCC é componente curricular (carga horária de 60 horas) e atividade obrigatória para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Florestal.

Objetivos

Os objetivos se encontram assim elencados:

I.       Promover a capacidade de identificação de temáticas, a formulação e abordagem científica e crítica de problemas;

II.     Contribuir para a inserção do acadêmico do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal no campo da Pesquisa Científica e Educacional;

III.    Promover a capacidade de identificação de métodos e de técnicas e o controle de planejamento para elaboração de projetos;

IV.    Desenvolver capacidades científicas e tecnológicas;

V.     Consolidar e integralizar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Repositório Institucional dos Trabalhos de Conclusão

O trabalho fará parte do acervo bibliográfico da Instituição e poderá ser publicado em eventos da área e em revistas especializadas. O acesso ao acervo digital de todos os trabalhos de conclusão do respectivo curso pode ser feito no Repositório Institucional de TCC.

Repositório Institucional

Orientações Gerais

O TCC deverá ser desenvolvido individualmente e sob a supervisão de um orientador. Somente em casos especiais, nos quais não haja disponibilidade quantitativa docente, o Colegiado do Curso poderá deliberar sobre eventuais exceções para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão em duplas. Esta solicitação deve ser formalizada pelo próprio orientador.

A orientação será realizada por docentes pós-graduados em efetivo exercício no curso de Bacharelado em Engenharia Florestal, pertencentes ao quadro docente do IFMG-SJE. A orientação docente de outros campi do IFMG dependerá da aprovação do Colegiado do Curso, e serão aceitos, desde que haja um docente coorientador atuante no curso. A coorientação tem um caráter complementar e colaborativo à orientação, podendo ser desempenhada por docentes ou técnicos administrativos do IFMG, ou ainda por profissionais externos à instituição, desde que possuam graduação ou pós-graduação na área de conhecimento do respectivo TCC.

As orientações para a elaboração do TCC são contempladas na disciplina obrigatória “Projetos de Conclusão de Curso” (PCC). Os discentes também possuem a disciplina “Metodologia Científica” (MCI) como componente curricular obrigatório, ofertada no quinto período da matriz curricular vigente, que possui a finalidade de instruir sobre a produção de TCC e demais trabalhos acadêmicos com relação à padronização prevista nas normas da ABNT.

O TCC será composto por uma monografia e uma apresentação oral para uma Banca Examinadora, elaborados segundo os padrões discriminados no Manual de Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do IFMG-SJE (Portaria nº 244 de 21 de fevereiro de 2020), definidos com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Manual de Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do IFMG-SJE

Além dessa modalidade de formatação, o TCC poderá ser elaborado no formato de artigo científico. A opção pelo formato de artigo científico deverá seguir as normas da revista escolhida, que deverão ser entregues previamente aos membros da Banca, junto com o TCC. Estas normas não devem ser inseridas no corpo do TCC.

Fluxograma

A rotina da defesa do trabalho de conclusão de curso seguirá o seguinte fluxograma:

Clique aqui

Banca Examinadora

O TCC será avaliado por uma Banca Examinadora constituída para este fim e composta por no mínimo três membros titulares e um suplente, sendo obrigatória a presença do docente orientador (Presidente da Banca). A banca Examinadora deverá ser formada por docentes, profissionais do IFMG-SJE ou de outras instituições, com reconhecida atuação na área de desenvolvimento do TCC. Será permitida a participação de apenas um membro de instituição privada.

A Banca Examinadora deverá se reunir em local, data e horário, previamente definidos em concordância com o calendário acadêmico do campus São João Evangelista. A Banca deverá avaliar o TCC, bem como a apresentação oral feita pelo discente; sugerir, quando necessário, alterações no corpo do manuscrito; preencher e assinar a Ata de Defesa do TCC, com o respectivo resultado. A avaliação do corpo do manuscrito deverá contemplar aspectos inerentes à organização sequencial, relevância do trabalho; adequabilidade da abordagem metodológica; clareza e coesão; aspectos formais da língua; respeito às diretrizes técnicas e formais definidas no Manual de Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do IFMG-SJE

Documentos

A ata de defesa do trabalho de conclusão de curso deve ser enviada à Coordenadoria de Curso, preferencialmente via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para o(a) atual coordenador(a).

Modelo da ata de defesa

Adicionalmente, somente para os discentes ingressos até o ano de 2016, também deve ser entregue o formulário de avaliação para a Coordenadoria de Curso.

Modelo de formulário de avaliação

Avaliação

A avaliação do TCC será realizada em duas modalidades (monografia e apresentação oral), durante uma sessão pública de defesa, que deverá obedecer aos seguintes critérios gerais:

I.       O docente orientador será o Presidente da Banca Examinadora e deverá conduzir a sessão de defesa do TCC;

II.     O discente terá 30 (trinta) minutos para a apresentação oral do TCC, com tolerância de cinco minutos (± 5 min.) para contabilização e avaliação do tempo total de apresentação;

III.    Cada membro da Banca Examinadora terá 15 (quinze) minutos para as arguições. Este tempo poderá ser estendido caso seja de comum acordo com os demais membros da Banca Examinadora.

IV.    Terminadas as arguições, a Banca Examinadora deverá se reunir sem a presença pública para deliberar sobre o resultado e eventual aprovação discente.

V.     Ato contínuo, o Presidente da Banca Examinadora deverá comunicar o resultado ao discente, preencher a Ata de Defesa do TCC e recolher as devidas assinaturas.

Por ocasião da sessão pública de defesa do TCC, cada membro da Banca Examinadora atribuirá um conceito individual ao discente, sendo as opções assim discriminadas: I - Aprovado sem correções; II - Aprovado com correções ou III – Reprovado. Caberá ao docente orientador definir o conceito final em caso de empate de resultado. Não será concedida revisão do resultado final do TCC.

Trabalho de conclusão reprovados

O discente que obter o conceito “Reprovado” deverá reapresentar o TCC e submetê-lo novamente à avaliação respeitando o prazo mínimo de 45 dias corridos. Na reapresentação do TCC, caso o discente seja novamente reprovado, ele deverá desenvolver um novo projeto e seguir os trâmites indicados no regulamento próprio do TCC.

Trabalhos de conclusão aprovados

As normas e procedimentos para o depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito do IFMG-Campus São João Evangelista seguem a Instrução Normativa nº 1 de 29 de setembro de 2020. Em caso de aprovação com correções, o discente terá 30 (trinta) dias contados a partir da data da sessão de defesa para:

I.       Providenciar as eventuais modificações sugeridas pela Banca Examinadora e apresentar ao orientador para que este certifique que as mudanças foram adequadamente efetuadas;

II.     Solicitar a produção da ficha catalográfica do TCC através do sistema Pergamum, gerenciado pela Biblioteca. O procedimento de solicitação conta com vídeo tutorial próprio, disponível gratuitamente no YouTube;

youtubeClique aqui.

 

III.    Imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o Termo de Autorização para Disponibilização de Trabalhos Acadêmicos para Livre Acesso;

IV.    Enviar a versão final do trabalho e o respectivo Termo de Autorização para Livre Acesso, ambos em formato digital (PDF), para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A versão final do trabalho deve conter a folha de aprovação devidamente assinada pelos membros da Banca e a ficha catalográfica;

V.     A Biblioteca responderá ao e-mail, apresentando ao responsável pela entrega o Comprovante de Depósito do Trabalho de Conclusão de Curso.

VI.    Entregar uma via do documento de confirmação de entrega do TCC à Secretaria de Registro Escolar;

VII.  Entregar uma cópia impressa da versão final ao orientador, caso solicitado.

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página