Nota da Direção-Geral do Campus São João Evangelista sobre a greve
Entre os dias 17 e 22 de junho, está ocorrendo uma movimentação decisiva em âmbito nacional em relação à greve nas instituições federais. Diversas assembleias têm sido realizadas em todo o país entre os servidores grevistas e os comandos locais de greve aos quais estão vinculados, para avaliar as últimas propostas apresentadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC) às categorias em greve: técnicos-administrativos em educação (TAEs) e docentes.
As mais recentes rodadas de negociações ocorreram nos dias 11 (TAEs) e 14 de junho (docentes), resultando em propostas que estão sendo repassadas pelo Comando Nacional de Greve (CNG) para as discussões locais. Importante ressaltar que o Comando Nacional de Greve recomendou a rejeição das propostas governamentais, considerando-as ainda insuficientes.
A situação ainda não pode ser definida, especialmente porque as decisões em âmbito nacional, sob responsabilidade do Sinasefe, Andes-SN e Fasubra, estão previstas para os próximos dias. Está prevista para a próxima semana a apresentação do resultado da rodada de assembleias das bases sindicais filiadas ao Sinasefe, Andes-SN e Fasubra ao governo, sobre o aceite ou não das propostas e a continuidade da greve.
No Campus São João Evangelista, há um consenso entre as categorias dos servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs), docentes e a Direção-Geral de que o retorno às atividades, bem como a volta às aulas e o restabelecimento de um calendário acadêmico dependem do fim da greve e retorno conjunto às atividades das duas categorias (técnicos-administrativos em educação e docentes).
O movimento grevista é gerenciado pelos sindicatos e comandos locais de greve e desta forma, o Campus São João Evangelista não tem gerência ou participação sobre o movimento, cabendo-lhe acompanhar as decisões, informar a comunidade acadêmica e adequar os serviços prestados. A Direção do campus vem se preparando para a retomada das atividades letivas com reuniões periódicas, onde se discutem calendários de reposição, a situação dos discentes formandos, funcionamento dos setores de ensino, alojamentos, refeitório, entre outras questões relativas ao funcionamento do campus.
Considerando os encaminhamentos previstos pelo movimento grevista, uma nova atualização sobre a situação no Campus São João Evangelista será divulgada entre os dias 26 e 27 de junho, informando sobre um eventual retorno às atividades ou continuidade da greve pelos servidores da instituição.
Flávio Rocha Puff
Diretor-Geral do IFMG-Campus São João Evangelista
São João Evangelista-MG, 21 de junho de 2024
Redes Sociais