Professores e discentes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do IFMG São João Evangelista participam do XXXI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas
O Congresso aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 27 e 30 de Agosto no centro de eventos “Riocentro”. O tema central do congresso foi: DESAFIOS E SUSTENTABILIDADE NO MANEJO DE PLANTAS DANINHAS. Este tema é considerado por muitos especialistas, um dos maiores desafios da agricultura moderna em função da resistência aos herbicidas adquirida pelas plantas daninhas diante do uso contínuo destes agrotóxicos. As discussões, palestras, workshop, talk shows e painéis realizadas neste Congresso foram ao encontro do apelo da sociedade, para que sejam reduzidas as aplicações de agrotóxicos nas culturas agrícolas. Um desafio para comunidade científica que procura alternativas mais sustentáveis para aumentar a produção agrícola e preservar o meio ambiente.
O Grupo de Pesquisa TETRAFITO (Tecnologia de Trabalho com Fitorremediação) criado em 2017, sob a liderança do Professor Alisson José Eufrásio de Carvalho, trabalha associado com uma rede de pesquisadores do IFMG e Universidades parceiras, para viabilizar novas tecnologias de cultivo que minimizem o uso de agrotóxicos nas lavouras e ao mesmo tempo, recuperem os solos agrícolas com resíduos de herbicidas.
Os Integrantes do grupo TETRAFITO apresentaram no Congresso 18 trabalhos na forma de pôsteres e uma apresentação oral. Segundo pesquisadores participantes do evento, os trabalhos do grupo mereceram destaque em virtude da relevância científica e qualidade técnica. Os trabalhos apresentados foram com a temática da fitorremediação de solos contaminados por resíduos de herbicidas.
Participaram do Congresso, junto com Professor Alisson o Professor Cícero Teixeira da Silva os discentes Agatha Costa e Silva, Cecilia Guimaraes Reis, Edio Vicente de Jesus, Roberta de Cassia Ameida, Victor Andrade do curso de Agronomia e os discentes do curso de Engenharia Florestal Antoniele Maria Neves Pinho, Carla Silva Santos e Joao Marcos Neves.
O Grupo de Pesquisa TETRAFITO agradece ao IFMG Campus São João Evangelista por todo apoio e recursos financeiros disponibilizados, os quais viabilizaram a nossa participação neste congresso.
Redes Sociais