Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professor do IFMG São João Evangelista e equipe conquistam 1º lugar no Startup Weekend Maker Itabira
Início do conteúdo da página

Professor do IFMG São João Evangelista e equipe conquistam 1º lugar no Startup Weekend Maker Itabira

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 07h39 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 07h39

O Startup Weekend é um evento de imersão, patrocinado pelo Google, que ocorre em diversas cidades do mundo, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades.

Cinquenta e quatro horas em alta rotação e pressão, este foi o tempo que os integrantes do projeto tiveram para pensar, elaborar e colocar para funcionar protótipos de base tecnológica que possam ser comercializados no mercado. Ao todo, cerca de 70 futuros empreendedores, entre estudantes, professores e representantes de outros segmentos, se aventuraram na ideia.

O primeiro lugar do Startup Weekend Maker Itabira ficou com o grupo Aquatec, composto pelo professor substituto da área de informática Edson Batista de Sena e sua equipe de nove membros de diferentes áreas de conhecimento. A equipe campeã criou um dispositivo de monitoramento remoto por meio de sensoriamento da rede de água.

Justamente na semana em que se comemora a Semana Mundial da Água, o protótipo desenvolvido teve como objetivo principal o combate e a redução das perdas de água potável nas redes de distribuição, que, segundo informações do Ministério das Cidades, no Brasil atingem aproximadamente 40% de toda água que é retirada da natureza e tratada. O sistema criado é capaz de coletar, transmitir, processar e entregar de forma amigável e em tempo real ao técnico da empresa de saneamento, informações sobre a rede de distribuição de água, o que auxilia na prevenção e controle de vazamentos, além do furto de água.

O protótipo foi validado por uma comissão julgadora e por empresas de saneamento básico, que inclusive demonstraram interesse em apoiar o desenvolvimento do produto final e elaboração de testes em ambientes de produção.

weekend1

 

weekend2.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página