Página inicial > Notícias > Licenciatura em Matemática abre inscrições para seleção de ALUNOS BOLSISTAS do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID)

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 13h14 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 13h18

De 13 a 14 de dezembro de 2017 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de iniciação à docência(PIBID) - Quadro de Reserva. Trata-se de bolsas concedidas no valor de R$ 400,00, a alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Matemática do IFMG Campus São João Evangelista.

As vagas são para compor o quadro de reservas para atuar nas escolas parceira do PIBID/IFMG.

O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos visam promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

- contribuir para a valorização do magistério;

- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Mais informações acesse o Edital 024/2017