Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes do IFMG de São João Evangelista visitam Aperam BioEnergia
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFMG de São João Evangelista visitam Aperam BioEnergia

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 08h41 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 08h42

Processos e tecnologias sustentáveis utilizados na produção do carvão vegetal foram detalhados na visita à Empresa que fornece a matéria-prima do Aço Verde.

Mais uma comitiva de estudantes teve um dia de campo na Aperam BioEnergia, em Itamarandiba, na última sexta-feira (30/06). Desta vez, uma turma de 21 alunos e três professores do curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), de São João Evangelista, participou do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”. O objetivo da visita foi apresentar aos universitários as tecnologias e processos sustentáveis de produção do carvão vegetal, que abastece os fornos da Aperam South America para produção do Aço Verde.

A visita começou às 9h, com uma abertura institucional e orientações de segurança para acesso às áreas internas da Empresa. A analista de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Fernanda Correia, também fez um breve relato sobre a produção do Aço Verde e relatou sobre a importância de receber a visita. “A sustentabilidade faz parte do DNA da Aperam. Somos a única siderúrgica em todo o mundo que produz o aço utilizando 100% do carvão vegetal como matéria-prima, por isso o classificamos como Aço Verde. Para isso, investimos em tecnologia de ponta, na capacitação dos nossos empregados, em segurança e nas comunidades onde atuamos, o fato de receber alunos do curso de engenharia florestal oportuniza a Empresa difundir várias práticas de sustentabilidade que praticamos”, explicou.

Em seguida, os convidados foram acompanhados até a área de Melhoramento Genético e ao viveiro de mudas da Empresa. Também puderam conhecer o Laboratório Entomológico, onde é feito o Controle Biológico de Pragas. Observaram também o processo de produção do carvão vegetal, último ponto da visita, que foi apresentado na Unidade de Produção de Energia São Bento.

Para as professoras do IFMG, que acompanharam os estudantes na visita à Aperam BioEnergia, Natália Fonseca, Caroline Sartori e Juliana Bianche, conhecer de perto todas as etapas produtivas de uma grande multinacional do setor florestal é a melhor maneira de se complementar a teoria em sala de aula. “A visita técnica na Aperam BioEnergia permitiu aos alunos terem uma visão complementar da cadeia de produção de uma Empresa que se preocupa em ser sustentável e socialmente responsável. Oportunidades como esta despertam nos alunos o interesse para estagiar na área, bem como ampliam as possibilidades de parcerias futuras entre a instituições”, detalharam as educadoras.

“Tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento sobre as etapas de produção da Aperam BioEnergia. A visita nos proporcionou uma visão mais ampla das potencialidades da área florestal para fins comerciais sem, entretanto, perder a essência da sustentabilidade e seus diferentes conceitos”, declarou a aluna Layane Mourão Cordeiro. “Agradecemos a todos os profissionais da Empresa que se empenharam em nos apresentar o processo produtivo do carvão vegetal de forma prática e sustentável. Esta visita nos incentiva a buscar pesquisas que visem solucionar problemas e aprimorar as atividades do campo”, completou a estudante Rosiane Fátima de Alme.

 

Foto 1 -Alunos em vista técnita

Foto 2 -Alunos em vista técnita

Foto 3 - Alunos em Vista técnica

registrado em:
Fim do conteúdo da página