Egressos do IFMG – Campus São João Evangelista: Nayara Fernandes
A trajetória de Nayara Fernandes, egressa do curso de Licenciatura em Matemática, de São João Evangelista à Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Por Maria Paula Santiago
O IFMG – Campus São João Evangelista tem como missão formar profissionais qualificados e abrir portas para um futuro de oportunidades em suas carreiras. Um exemplo inspirador é o da egressa Nayara Rocha Fernandes (32), formada no curso de Licenciatura em Matemática. Durante e após a graduação, Nayara viveu experiências enriquecedoras que não só culminaram na sua aprovação em um concurso público, mas também na apresentação de um artigo científico no Congresso da Latin American Studies Association (LASA).
Atualmente, Nayara trabalha na Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e tem desenvolvido seu doutorado na mesma instituição.
Dos desafios a grandes experiências
O início da trajetória acadêmica de Nayara foi marcado por obstáculos, já que a egressa trabalhava em tempo integral e enfrentava dificuldades para conciliar os estudos no período noturno. A partir do segundo semestre, porém, a licencianda foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que lhe permitiu deixar o emprego e dedicar-se integralmente à formação.
Após essa etapa, a aluna atuou como voluntária no projeto de extensão "Informática e Educação Matemática: uma proposta para integrar o uso de softwares educacionais no ensino de matemática" e, posteriormente, tornou-se bolsista do projeto de iniciação científica "Presença dos Softwares Educativos na Formação Inicial de Professores de Matemática do IFMG", ambos orientados pelo professor Silvino Domingos.
A egressa destaca a importância dessas vivências:
A partir dessas experiências, voltadas para a informática na educação e no ensino de matemática, eu desenvolvi meu mestrado, cuja pesquisa investigou o uso de softwares educacionais por professores formados no Campus São João Evangelista.
Em 2023, Nayara iniciou seu doutorado, direcionando sua pesquisa para o campo da inteligência artificial na educação. Segundo ela, há uma conexão entre todos os seus estudos: assim como as tecnologias evoluíram, seu foco de pesquisa também se expandiu.
Reconhecimento internacional
Em 2024, seu artigo científico foi aprovado no Congresso da Latin American Studies Association (LASA), realizado em São Francisco, Califórnia (EUA). A LASA, maior associação de estudos latino-americanos do mundo, reúne pesquisadores de diversas nacionalidades há mais de 60 anos. O trabalho de Nayara foi contemplado com uma bolsa que cobriu os custos de sua participação no evento.
A doutoranda concluiu:
A minha participação no congresso foi uma experiência incrível, pois eu tive a dimensão de como estão as pesquisas em vários países. Eu pude ter uma visão ampla e conheci várias perspectivas. Às vezes ficamos muito limitados à nossa pesquisa e não temos uma visão mais ampla de outros posicionamentos e outras possibilidades.
Raízes que inspiram o futuro
Formada, Nayara atuou como professora em escolas da região e, hoje, concursada, destaca o papel do IFMG – Campus São João Evangelista em sua trajetória:
O curso foi um divisor de águas. Tive a sorte de estudar perto de casa, em uma instituição que me acolheu e me preparou para contribuir com a comunidade escolar.
Redes Sociais