Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Participe da consulta pública sobre a política institucional de prevenção ao assédio
Início do conteúdo da página

Participe da consulta pública sobre a política institucional de prevenção ao assédio

Publicado: Sexta, 23 de Mai de 2025, 13h08 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2025, 15h27

A participação na consulta pública é anônima e sigilosa, garantindo que todas as contribuições possam ser feitas com liberdade e segurança.

O IFMG iniciou na terça-feira, 13 de maio, a consulta pública da minuta da Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Moral. A iniciativa busca ouvir a comunidade acadêmica até 1º de junho antes da aprovação final do documento pelo Conselho Superior (Consup), que estabelece diretrizes e protocolos para prevenir e combater diferentes formas de violência nos ambientes institucionais do IFMG.

A proposta da política é construir um ambiente educacional seguro, inclusivo e acolhedor, com mecanismos claros de prevenção, acolhimento e enfrentamento das violências de gênero. O texto da minuta reconhece as vulnerabilidades interseccionais associadas à diversidade de gênero, e propõe ações institucionais articuladas que envolvem reitoria, campi, núcleos de diversidade e demais instâncias.

Clique aqui | Acesse a minuta

Clique aqui | Formulário eletrônico - Dê sua contribuição  

Além de uniformizar os conceitos sobre violência de gênero, assédio moral e sexual, o documento prevê a criação de protocolos de acolhimento, capacitação de servidores, campanhas educativas e o fortalecimento dos canais de denúncia, com garantia de sigilo, escuta especializada e respeito aos direitos de todas as pessoas envolvidas. Também é destacada a importância de uma atuação conjunta entre setores administrativos, pedagógicos e comunitários, reforçando o compromisso do IFMG com a dignidade humana.

A minuta da política estará disponível para contribuições até o dia 1º de junho, por meio de formulário eletrônico (clique aqui). Toda a comunidade acadêmica – incluindo estudantes, servidores efetivos e terceirizados, estagiários e colaboradores – está convidada a participar do processo de construção coletiva do documento. 

A participação na consulta pública é anônima e sigilosa, garantindo que todas as contribuições possam ser feitas com liberdade e segurança. O IFMG reforça o compromisso com a escuta responsável e a confidencialidade das opiniões recebidas, assegurando que nenhuma identificação pessoal será exigida ou divulgada.

A escuta ativa da comunidade é um passo fundamental para que a política reflita os desafios reais vividos no cotidiano das unidades e fortaleça o compromisso do IFMG com a promoção dos direitos humanos e com a tolerância zero a qualquer forma de violência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página