Licenciaturas do Campus São João Evangelista realizam visita à Aldeia Kanã Mihay Pataxó
Estudantes vivenciaram práticas culturais e educacionais da comunidade Pataxó em Carmésia.
No dia 10 de maio de 2025, estudantes do primeiro período das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia do Campus São João Evangelista participaram de uma visita intercultural à Aldeia Kanã Mihay Pataxó, em Carmésia (MG). A atividade, coordenada pelas professoras Angélica Almeida e Jossara Bicalho, teve como objetivo promover a integração acadêmica e cultural entre os futuros educadores e a comunidade indígena.
Imersão cultural e aprendizado
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o Awê, um dos rituais mais importantes do povo Pataxó, que reúne cantos e danças tradicionais em busca de união e energias positivas para a aldeia. Além disso, participaram de diálogos enriquecedores com o cacique Soim e a professora Inaiane, que compartilharam conhecimentos sobre educação e tradições indígenas. Os futuros professores também testemunharam um batizado indígena, experiência que ampliou sua compreensão sobre a diversidade cultural e o respeito aos saberes ancestrais.
Estudantes do Campus na Aldeia Kanã Mihay Pataxó.
Formação além da sala de aula
Para a professora Jossara Bicalho, a experiência foi essencial para sensibilizar os alunos sobre educação intercultural:
"A experiência permitiu aos futuros educadores entenderem as realidades diferenciadas e refletirem sobre suas práticas pedagógicas”.
Já a professora Angélica Almeida destacou o papel transformador da atividade:
“Essa vivência propicia um aprendizado significativo que dificilmente é obtido em sala de aula."
Dalila Ávila, estudante de Pedagogia, compartilhou sua experiência:
"Foi incrível! Fomos muito bem recebidos! É um povo que tem muito orgulho de contar sobre sua história, seus costumes.” A estudante ainda destaca sua admiração pelas danças, músicas e ritos. Para ela, foi uma oportunidade única, repleta de aprendizado.
A ação reforçou o compromisso do IFMG - Campus São João Evangelista com a formação integral e o diálogo entre culturas, inspirando futuros educadores a valorizarem a diversidade em suas práticas docentes.
Redes Sociais