Processo Seletivo Unificado para cursos de Pós-Graduação: convocação para matrículas em 5ª chamada
A matrícula deve ser feita entre os dias 18 e 22 de abril de 2025, exclusivamente de forma online, por meio do Sistema de Matrículas do IFMG.
Os candidatos aprovados nos cursos de Pós-Graduação do IFMG – Campus São João Evangelista, com a "Situação: Aprovado(a)", devem realizar a matrícula entre os dias 18 e 22 de abril de 2025, exclusivamente de forma online, por meio do Sistema de Matrículas do IFMG.
A documentação deverá ser inserida no sistema, preferencialmente, em formato PDF.
É importante escanear a documentação utilizando um scanner, impressora com scanner ou aplicativos para celulares, de forma que os documentos permaneçam legíveis e bem enquadrados.
A seguir, está disponibilizado um tutorial de referência para orientar o processo de digitalização da documentação necessária.
Veja abaixo como utilizar o Sistema de Matrículas do IFMG:
Documentação necessária
Todos os candidatos aprovados devem incluir no sistema, nos campos referentes aos documentos específicos "E1": Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.
Os candidatos aprovados devem inserir, nos campos indicados no Sistema de Matrículas do IFMG, toda a documentação comprobatória abaixo (a a k) e os documentos correspondentes ao grupo de vagas ao qual se inscreveram e foram chamados (l, m ou n).
a) CPF
b) Documento oficial de identidade, preferencialmente RG, CNH ou CIN.
c) Certificado militar (para candidatos do sexo masculino, entre 18 e 45 anos).
d) Questionário socioeconômico.
e) Ficha de matrícula.
f) 1 (uma) foto 3x4 (anexada à ficha de matrícula).
g) Comprovante de endereço recente (emitido nos últimos 90 dias).
h) Diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso, com a
data da colação de grau realizada antes da data de matrícula.
i) Histórico Escolar da Graduação.
j) Declaração de autenticidade de documentação apresentada assinada eletronicamente pelo Gov.br.
k) Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.
l) Formulário de auto declaração étnico-racial ou de deficientes (para candidatos às vagas reservadas aos pretos e pardos).
m) Declaração de Pertencimento Étnico (para candidato(a) indígena)
n) Laudo Médico (para candidato(a) PcD)
Baixe aqui os documentos necessários
Etapas para realização da matrícula
1 - Cadastro no Sistema de Matrículas do IFMG
Entre os dias 18 e 22 de abril, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e "Grupo familiar", conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
2 - Anexar Documentação
Digitalize e anexe, no menu "Documentos", a documentação necessária conforme o grupo de vagas para o qual você foi convocado.
Nos documentos Específicos "E1", inclua os seguintes documentos: Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de Imagem e Voz.
3- Solicitar matrícula
Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
Quando tudo estiver correto, clique em "Editais de matrícula", depois em "Solicitar matrícula".
Aguarde a análise da sua documentação pelo setor responsável e acesse diariamente para acompanhar qualquer necessidade de correção.
Se algum documento estiver incorreto ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos assim que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".
Corrija sua documentação e solicite nova análise.
Quando a documentação estiver correta, após as análises, a matrícula estará concluída e aparecerá no histórico como "Solicitação de matrícula confirmada com sucesso".
Contatos
O IFMG-Campus São João Evangelista disponibiliza atendimento e auxílio aos candidatos em caso de dúvidas.
Os seguintes contatos estão disponíveis: telefone (33) 3412-2910 (de segunda a sexta, das 08:00 às 11:00 e das 12:00 às 17:00) e e-mail pos.sje@ifmg.edu.br.
Recursos
Não será efetivada, ou seja, deferida, a matrícula de candidato com documentação incompleta, que apresente os documentos digitalizados sem assinatura, com cortes, ilegíveis ou que não envie a solicitação de matrícula no prazo previsto.
Cabe ao candidato manter contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail pos.sje@ifmg.edu.br para receber orientações durante o período de matrículas, se achar necessário.
Será admitida a interposição de recursos quanto ao indeferimento de matrícula.
O candidato que tiver sua matrícula indeferida no Sistema de Matrículas do IFMG deverá entrar em contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail pos.sje@ifmg.edu.br no prazo de até 24 horas após o indeferimento, solicitando, de forma respeitosa, a revisão da análise da documentação.
O candidato deverá anexar à solicitação de revisão a documentação que justifique o pedido.
No assunto do e-mail, o candidato deverá informar: RECURSO CONTRA INDEFERIMENTO DE MATRÍCULA.
No campo do e-mail de solicitação de recurso, o candidato deverá informar:
a) Nome completo;
b) CPF próprio;
c) Argumentação contra a análise da documentação exigida no edital, comprovando o grupo de cotas selecionado no ato da inscrição;
d) Informar qual documentação está sendo anexada ao e-mail.
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