Sisu 2025: convocação e orientações para matrícula em 5ª chamada
Os classificados podem verificar as orientações e efetuar a matrícula da 5ª chamada do dia 05 ao dia 08 de abril.
5ª Chamada do Sisu - Cursos Superiores
Os candidatos classificados nos cursos superiores pelo Sisu, com a "Situação Geral: Classificado(a)", devem realizar a matrícula de forma exclusivamente online, pelo Sistema de Matrículas do IFMG, no período de 05 a 08 de abril de 2025.
A documentação deverá ser inserida no sistema, preferencialmente, em formato PDF.
É importante escanear a documentação utilizando um scanner, impressora com scanner ou aplicativos para celulares, de forma que os documentos permaneçam legíveis e bem enquadrados.
A seguir, está disponibilizado um tutorial de referência para orientar o processo de digitalização da documentação necessária.
Veja abaixo como utilizar o Sistema de Matrículas do IFMG:
Documentação necessária
Todos os candidatos classificados devem incluir no sistema, nos campos referentes aos documentos específicos "E1": Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.
Os candidatos classificados devem inserir, nos campos indicados no Sistema de Matrículas do IFMG, a documentação comprobatória correspondente ao grupo de vagas ao qual foram chamados (conforme indicado na última coluna do resultado final).
Documentação Cursos Superiores
Documento para Matrícula de LB_PPI
Documento para Matrícula de LB_EP
Documento para Matrícula de LI_EP
Etapas para realização da matrícula
1 - Cadastro no Sistema de Matrículas do IFMG
Entre os dias 05 e 08 de abril, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e "Grupo familiar", conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
Os candidatos que já possuem cadastro no Sistema de Matrículas do IFMG, de processos seletivos anteriores, poderão acessá-lo e, se necessário, editar os dados e/ou seguir a partir do passo 2.
2 - Anexar Documentação
Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, a documentação e anexos de acordo com a vaga chamada.
Nos documentos Específicos "E1", inclua os seguintes documentos: Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de Imagem e Voz.
3- Solicitar matrícula
Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
Quando tudo estiver correto, clique em "Editais de matrícula", depois em "Solicitar matrícula".
Aguarde a análise da sua documentação pelo setor responsável e acesse diariamente para acompanhar qualquer necessidade de correção.
Se algum documento estiver incorreto ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos assim que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".
Corrija sua documentação e solicite nova análise.
Quando a documentação estiver correta, após as análises, a matrícula estará concluída e aparecerá no histórico como "Solicitação de matrícula confirmada com sucesso".
4 - Realização de procedimento de heteroidentificação
Os candidatos cotistas (LB_PPI e LI_PPI) deverão comparecer ao Campus São João Evangelista no dia 8 de abril de 2025, às 13h, no Prédio de Silvicultura – Sala 03, para realização do processo de heteroidentificação.
5 - Preencher o Questionário do NAPNEE
6 - Preencher os Formulários para Novos Estudantes
Leia: Orientações sobre vacinação para novos estudantes
Contatos
O IFMG-Campus São João Evangelista disponibiliza atendimento e auxílio aos candidatos em caso de dúvidas.
Os seguintes contatos estão disponíveis: telefone (33) 3412-2910 (de segunda a sexta, das 08:00 às 11:00 e das 12:00 às 17:00) e e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br.
Recursos
Não será efetivada, ou seja, deferida, a matrícula de candidato com documentação incompleta, que apresente os documentos digitalizados sem assinatura, com cortes, ilegíveis ou que não envie a solicitação de matrícula no prazo previsto.
Cabe ao candidato manter contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br para receber orientações durante o período de matrículas, se achar necessário.
Será admitida a interposição de recursos quanto ao indeferimento de matrícula.
O candidato que tiver sua matrícula indeferida no Sistema de Matrículas do IFMG deverá entrar em contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br no prazo de até 24 horas após o indeferimento, solicitando, de forma respeitosa, a revisão da análise da documentação.
O candidato deverá anexar à solicitação de revisão a documentação que justifique o pedido.
No assunto do e-mail, o candidato deverá informar: RECURSO CONTRA INDEFERIMENTO DE MATRÍCULA.
No campo do e-mail de solicitação de recurso, o candidato deverá informar:
a) Nome completo;
b) CPF próprio;
c) Curso pretendido;
d) Campus;
e) Número de inscrição;
f) Argumentação contra a análise da documentação exigida no edital, comprovando o grupo de cotas selecionado no ato da inscrição;
g) Informar qual documentação está sendo anexada ao e-mail.
Aulas em 2025
Somente após a finalização da matrícula, o estudante poderá frequentar as aulas de acordo com o horário acadêmico da turma 251.
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