Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus São João Evangelista e UEMG aprovam Mestrado Interinstitucional em Educação e Formação Humana
Início do conteúdo da página

Campus São João Evangelista e UEMG aprovam Mestrado Interinstitucional em Educação e Formação Humana

Publicado: Quarta, 19 de Março de 2025, 12h17 | Última atualização em Quarta, 19 de Março de 2025, 13h46

O Minter se estabelece como um possível vetor de superação dos desafios socioeconômicos da região do Centro Nordeste Mineiro - Vale do Rio Doce.

 O IFMG Campus São João Evangelista, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), teve a proposta do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Educação e Formação Humana aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa, que visa capacitar servidores em nível stricto sensu, representa um avanço significativo para a educação e o desenvolvimento socioeconômico da região do Centro Nordeste Mineiro - Vale do Rio Doce.  

A elaboração do projeto contou com a coordenação do professor José Fernandes, do Núcleo de Pós-Graduação e da professora Graziele Wolf, coordenadora local. No âmbito da IES promotora, a professora Vera Lúcia Nogueira atuou na coordenação dos trabalhos. 

Campus como sede do Minter 

A proposta foi destacada pelo Capes, que ressaltou a relevância do IFMG Campus São João Evangelista como sede do Minter. Localizado em uma região composta por 102 municípios e mais 1,7 milhão de habitantes, o Vale do Rio Doce enfrenta desafios socioeconômicos e demanda investimentos em educação, ciência e tecnologia.

Nesse contexto, o Minter busca contribuir para a superação desses desafios, formando profissionais qualificados, por meio do aprofundamento em temas que fortalecem ações educativas e promovam a formação continuada. Além disso, o programa visa melhorar a qualidade do ensino e ampliar a quantidade de mestres comprometidos com a inclusão social e a diversidade. 

Fomento de políticas sociais 

O projeto também se destaca por articular políticas e ações que possibilitem o desenvolvimento setorial, ambiental, social e educacional, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Segundo a UEMG, o programa tem como missão formar profissionais capazes de atuar em diferentes contextos, incluindo instituições públicas, empresas, organizações não governamentais e movimentos sociais. 

O Campus São João Evangelista juntamente com a UEMG celebram essa conquista, que reforça o compromisso das instituições com a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável da região. As novas informações sobre o programa, incluindo editais e cronogramas, serão divulgadas em breve. 

Fique atento às atualizações e participe dessa transformação! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página