Ação extensionista “Biometria Florestal a Serviço do Meio Ambiente” aproxima estudantes da comunidade local
Na quarta-feira, 12 de fevereiro, alunos da disciplina “Extensão Aplicada à Biometria Florestal” do curso de Engenharia Florestal, organizaram uma ação extensionista intitulada “Biometria Florestal a Serviço do Meio Ambiente”, sob orientação do professor Bruno Oliveira Lafetá. Durante o evento houve a distribuição de panfletos e orientações sobre a importância do inventário florestal na gestão sustentável dos recursos naturais.
Estudantes do curso de Engenharia Florestal envolvidos na ação extensionista “Biometria Florestal a Serviço do Meio Ambiente”, idealizada durante a disciplina optativa “Extensão Aplicada à Biometria Florestal”.
A iniciativa, promovida pelo IFMG, teve como propósito identificar demandas silviculturais de São João Evangelista e desenvolver material informativo que reforçasse a importância da valoração de árvores por meio de inventários florestais. Além disso, a ação buscou aproximar a academia da sociedade, promovendo a troca de conhecimentos entre estudantes e a comunidade local. Nesse sentido, o momento foi marcado pela conscientização ambiental e a aplicação prática dos conceitos de biometria florestal no manejo sustentável.
Panfleto divulgado na ação extensionista “Biometria Florestal a Serviço do Meio Ambiente” em São João Evangelista – MG.
O material desenvolvido pelos participantes da atividade reforçou a relevância do planejamento e da gestão responsável dos recursos florestais, trazendo como slogans duas mensagens de impacto: “dinheiro dá em árvore?” e “inventário florestal: caminhos inteligentes para o uso de árvores”. Tais temas ressaltam a necessidade de valorizar e monitorar os recursos madeireiros e não madeireiros, auxiliando gestores ambientais, além de demonstrar o potencial da extensão universitária na promoção do desenvolvimento sustentável na região.
Redes Sociais