Estudantes do campus são premiados na 19ª OBMEP
O resultado da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) garantiu medalha e menções honrosas aos discentes do IFMG-SJE.
Em 2024 estudantes do Campus São João Evangelista foram premiados na OBMEP com uma medalha de bronze, conquistada por Johnny Arthur Francisco Vieira, aluno do 3° ano de Informática, e duas menções honrosas, destinadas à Loévyne Karolyne da Silva Rodrigues, do 1° ano de Agropecuária, e Iann Luiz de Oliveira Nunes, do 2° ano de Informática.
A Olimpíada foi composta por duas provas, uma aplicada no dia 4 de junho e outra em 19 de outubro, e o resultado final foi divulgado em 20 de dezembro. Antes da competição, os estudantes tiveram uma preparação com o Projeto Olímpico Matemático “Mineirando Medalhas”.
A inscrição, organização e treinamentos foram coordenados pelos membros do projeto, o orientador, professor Wálmisson Régis de Almeida; a coorientadora, docente Roseana Moreira de Figueiredo Coelho e o discente bolsista Johnny Arthur Francisco Vieira, com o apoio do coordenador do Ensino Médio Técnico, professor Douglas Biagio Puglia.
Sobre o Mineirando Medalhas
O projeto oferece, desde 2022, treinamentos preparatórios para diversas Olimpíadas, tais como: Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), 1ª e 2ª fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) e Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF).
O monitor bolsista, junto aos organizadores do projeto, elaboram listas de atividades de anos anteriores destas olimpíadas para aplicá-las numa perspectiva de aprendizagem colaborativa. Segundo Johnny Vieira, o treinamento olímpico permite que você entenda como aplicar os conhecimentos de matemática e lógica apreendidos em sala de aula, na resolução de problemas na prática.
Para ele: “é possível estender esse conhecimento para fora do âmbito acadêmico, pois a capacidade de resolução de problemas é um benefício para todos os espectros da vida de uma pessoa”, destaca.
Do cálculo matemático a grandes conquistas
Todo esforço e dedicação dos alunos durante o treinamento foram recompensados. Loévyne Karolyne, que já havia sido medalhista e honrada no Ensino Fundamental, dessa vez foi premiada no Ensino Médio. Ela comenta: “confesso que por ser o nível 3 e estar no meu primeiro ano, não esperava, então foi uma sensação de surpresa e uma conquista incomparável à primeira menção”.
Tal gratificação gera impactos positivos para a carreira dos discentes. Johnny menciona a importância de participar dessas competições e de sua atuação como monitor. Segundo ele, as olimpíadas proporcionaram viagens enriquecedoras, solenidades e premiações emocionantes, que permanecerão para sempre em sua memória. Toda a experiência adquirida ultrapassou os limites do âmbito curricular, deixando uma marca que moldou sua trajetória de vida de maneira profunda e significativa.
Já Loévyne ressalta que o mérito a fez sentir capacitada a conseguir outras conquistas, além de ser uma grande honra participar da história do IF. Em relação aos planos para o futuro, ela almeja obter resultados melhores. Dessa forma, pretende se empenhar mais nos estudos.
Redes Sociais