Estudantes do campus conquistam medalhas na 1° Edição da OLITEF
Os estudantes do 1° ano do Ensino Médio, integrado ao curso Técnico em Informática, ganharam medalhas de ouro e bronze.
No dia 7 de novembro, o resultado oficial da Olimpíada do Tesouro Direto da Educação Financeira (OLITEF) mostrou o desempenho dos alunos da turma I1B do 1° ano do Ensino Médio, Mikael Marley Gomes da Silva e Arthur Barbosa Oliveira Almeida, os quais obtiveram medalhas de ouro e bronze respectivamente.
A organização, inscrições, treinamentos e a aplicação da olimpíada no IFMG-SJE foram coordenados pelos membros do Projeto Olímpico Matemático: "Mineirando Medalhas" - o orientador, professor Wálmisson Régis; a coorientadora, docente Roseana Moreira; e o discente bolsista Johnny Arthur Francisco, com o apoio do coordenador do Ensino Médio Técnico, professor Douglas Biagio Puglia.
O projeto oferece, desde 2022, treinamentos preparatórios para diversas Olimpíadas, tais como: Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), 1° e 2° fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), OLITEF e Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). O monitor bolsista, junto aos organizadores do projeto, preparam listas de atividades de anos anteriores destas olimpíadas para aplicá-las numa perspectiva de aprendizagem colaborativa.
Conheça a OLITEF
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira é uma iniciativa nacional que visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica. O projeto resulta de uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa de valores do Brasil, com o apoio do Ministério da Educação (MEC).
Além disso, é oferecida gratuitamente para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. Ao participarem do projeto, os estudantes têm a oportunidade de aprender mais sobre Educação Financeira e se prepararem para o futuro.
Uma conquista para o futuro
Tanto o professor Wálmisson Régis quanto os estudantes acreditam que o reconhecimento nessa olimpíada é um importante passo para a carreira profissional. Mikael destaca:
“Tenho certeza que será uma das histórias que um dia contarei para meus filhos, pois acredito que esta olimpíada é muito mais do que uma mera competição. É uma real oportunidade de aprendizado a respeito do mundo financeiro”.
Por ser a 1° edição da OLITEF, Arthur comenta:
“É uma sensação muito gratificante receber medalha na primeira edição da olimpíada, é uma honra que vou levar sempre no currículo”.
Além da conquista, o professor enfatiza que a participação dos discentes em competições sadias como essas pode refletir em sucesso nos processos seletivos e concursos ao longo de sua jornada acadêmica e profissional.
“As olimpíadas também podem abrir portas para novas experiências, como bolsas em projetos de pesquisa com financiamento e ingressos em universidades em caso de medalhas” - completa Wálmisson.
Redes Sociais