Campus participa do 21° Congresso Nacional de Meio Ambiente
Os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, juntamente com os profissionais do SAAE Guanhães, prestigiaram palestras, minicursos e apresentaram trabalhos.
Entre os dias 22 e 25 de outubro, o IFMG, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), estiveram presentes no 21° Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado em Poços de Caldas- MG. Neste ano, o congresso reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores para discutir o tema “Extremos Climáticos: Impactos Atuais e Riscos Futuros”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O evento é considerado um dos mais importantes da área ambiental no Brasil, pois é palco de discussões que abrangem questões de norte a sul do país, além de proporcionar abordagens que podem agregar conhecimento aos participantes. A ocasião foi fundamental para que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, envolvidos no projeto de biomonitoramento da qualidade de água dos riachos Guanhães, em colaboração com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), pudessem apresentar os seguintes trabalhos:
- “Parasitismo por Mermithidae (Nematoda) em Larvas de Chironomidae (Diptera): Implicações à Saúde Ecológica de Riachos”;
- “Caracterização de Riachos em Unidade de Conservação da Mata Atlântica por meio de um Protocolo de Avaliação Rápida”;
- “Pequenas Ações Geram Resultado: Um Estudo de Caso com Foco em Macroinvertebrados Bentônicos”.
Os participantes também compareceram a palestras, minicursos e visitas técnicas, enfatizando a importância do evento para suas formações acadêmicas. Segundo a aluna Danielle Rocha:
“Participar deste evento me proporcionou muitos aprendizados na área ambiental e sobre o cenário atual em que se encontra nosso país e o mundo. Além disso, reforçou minhas expectativas em relação ao futuro acadêmico, motivando-me a contribuir para um planeta onde o respeito pelo meio ambiente seja uma prioridade."
Com base nos assuntos abordados no congresso, os licenciandos do Campus refletiram sobre a necessidade de um ensino de qualidade, como é o caso de Jéssica Souza. Ela destaca:
“A partir das discussões ao longo dos dias, algo reforçado pela grande maioria dos participantes foi a necessidade de um ensino de qualidade que priorize o desenvolvimento do pensamento político da população. Essa parceria com o SAAE tem mostrado como pequenas ações, focadas no bem-estar da população e na mitigação dos impactos ambientais, geram resultados significativos e rápidos."
Conheça o Projeto de biomonitoramento da qualidade da água dos riachos de Guanhães
Redes Sociais