Artigo produzido por professora e estudantes do Campus São João Evangelista é publicado em revista internacional
O artigo foi publicado na Environmental Science & Policy, uma revista com classificação Qualis A1 que promove a pesquisa nas interseções entre ciência ambiental, política e sociedade.
O artigo intitulado "Advancing Co-Production for Transformative Change by Synthesizing Guidance from Case Studies on the Sustainable Management and Governance of Natural Resources" foi publicado na revista Environmental Science and Policy em novembro de 2023 e destaca-se como uma contribuição significativa ao debate científico internacional sobre práticas sustentáveis e conservação ambiental.
Liderado pela professora Fernanda Ayaviri Matuk van Maurik, do Campus São João Evangelista, o artigo baseia-se em projetos de pesquisa e extensão, vinculados ao Programa de Residência Agrária e aos editais do Setor de Extensão do campus.
A pesquisa contou com a colaboração de estudantes egressos do Campus São João Evangelista, incluindo Vanessa Souza, Késia da Silva e Bruna Carvalho do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Jackson Fernandes e Marcus Paulo Souza do curso de Bacharelado em Agronomia, além de pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais.
Entenda sobre o texto
O texto ressalta a produção colaborativa de saberes e práticas (coprodução) como a união de diferentes sistemas de conhecimento para contribuir ao desenvolvimento ambiental sustentável. Em outras palavras, trata-se da junção de saberes científicos, indígenas, profissionais e das comunidades locais para a elaboração de projetos, avaliações ambientais e planejamento.
De acordo com o artigo, a eficácia da coprodução deve resultar em um conhecimento credível, legítimo, relevante, utilizável e aceito por todos os envolvidos. Entretanto, é válido destacar que tal processo nem sempre ocorre devido aos desafios ligados às diferenças de conhecimentos, desequilíbrios de poder e limitações de tempo e recursos.
Primeiramente, é importante destacar que existem diferenças nos objetivos, visões de mundo, valores, crenças e interesses dos detentores de conhecimento. Dessa forma, surge um embate de posicionamentos. Em segundo lugar, nota-se que cientistas e profissionais possuem maior poder para influenciar a adoção de algum tipo de conhecimento. Por fim, o tempo e o custo dos encontros e discussões entre os atores da coprodução são limitados.
Diante dessa situação, três diretrizes são apontadas para superar os obstáculos: engajamento e flexibilidade recíprocos, entendimento mútuo e deliberação, e confiança e criatividade. Assim, é fundamental que os envolvidos no processo, mesmo que com suas convicções e conhecimentos estabelecidos, criem um vínculo a fim de compreenderem os problemas ambientais em seus contextos socioecológicos e pensarem em possíveis mudanças sustentáveis.
A importância do artigo
A temática do artigo contribui significativamente para o debate científico internacional, além de informar a população sobre a relevância da coprodução, afirmando a necessidade de se pensar em um futuro sustentável. Desse modo, o assunto abordado não apenas colabora com pesquisas acadêmicas, mas também instrui alunos interessados na área.
É essencial implementar medidas sustentáveis hoje para obter resultados satisfatórios no futuro. Além desse artigo, outros projetos desenvolvidos no Campus São João Evangelista abrangem estudos que apoiam o fortalecimento da sustentabilidade e produtividade dos agricultores familiares da Feira Municipal de São João Evangelista, e a criação de ações voltadas à produção e ao descarte de lixo pela sociedade civil urbana do município.
Para a professora Fernanda Matuk van Maurik, "este trabalho reflete o esforço conjunto de nossa equipe e da comunidade envolvida. Esperamos que os resultados sirvam de inspiração para novos projetos e colaborações futuras.”
A publicação deste artigo é celebrada pelo Campus São João Evangelista e pelo IFMG como mais uma conquista para a Educação. Ela visa incentivar novos projetos e a disseminação de seus resultados na comunidade acadêmica e externa. A instituição reafirma seu compromisso com a pesquisa, extensão e inovação, promovendo a sustentabilidade ambiental e a conservação da diversidade bio-cultural.
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