Nota da Direção-Geral do Campus São João Evangelista em apoio às reivindicações de servidoras e servidores técnico-administrativos em educação
Desde o último dia 09 de abril de 2024, os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do IFMG - Campus São João Evangelista aderiram à greve nacional, acompanhando a deflagração de greve feita pelos sindicatos representativos da classe em outras unidades do IFMG e em nível nacional.
A Direção-Geral do Campus São João Evangelista vem, por meio desta nota, declarar que acompanha com atenção o movimento grevista no campus e manifesta total apoio às legítimas reivindicações dos servidores técnico-administrativos, que incluem a recomposição de perdas salariais, a reestruturação da carreira, a recomposição do orçamento das instituições e, principalmente, a valorização da importância desses profissionais para o funcionamento de nossas instituições.
Temos buscado reforçar a posição e as reivindicações dos TAEs junto à Reitoria, Colégio de Dirigentes, Conif e aos parlamentares que atuam na região e em favor da educação no país. Acreditamos que este momento é de grande importância para que nossa comunidade acadêmica perceba o quão valiosa é a contribuição de cada um desses mais de setenta trabalhadores e trabalhadoras, que, em suas diversas especialidades, contribuem para a excelência da instituição.
Em diálogo com o Comando de Greve TAE Local, alinhamos as atividades essenciais elencadas no acordo de greve estabelecido entre o SINDIFES e a Reitoria do IFMG, e continuaremos mantendo as tratativas até o final do movimento. Assumimos o compromisso de trabalhar em conjunto com servidoras, servidores, Comando de Greve TAE Local e sindicatos para assegurar que os direitos da comunidade acadêmica sejam atendidos. Isso significa a garantia legal da manutenção dos serviços inadiáveis, bem como a busca pelos devidos acordos de compensação das atividades acadêmicas e administrativas não realizadas ao longo do movimento.
A princípio, o calendário acadêmico está mantido, mas manifestamos, desde já, a grande dificuldade em manter o funcionamento da instituição sem a presença indispensável dos TAEs. Nos próximos dias, haverá diversas reuniões da Gestão, professores do campus e do Colégio de Dirigentes para avaliação do funcionamento do Campus e das demais unidades do IFMG. Qualquer atualização será devidamente informada à comunidade.
Flávio Rocha Puff
Diretor-Geral do IFMG-Campus São João Evangelista
São João Evangelista-MG, 11 de abril de 2024
Redes Sociais