Processo Seletivo 2024: resultado da manifestação de interesse dos candidatos excedentes e 2ª Chamada
Os candidatos que manifestaram interesse e foram classificados devem realizar a matrícula exclusivamente de forma online nos dias 17 e 18 de janeiro.
O Campus São João Evangelista divulga a lista de candidatos que manifestaram interesse e sua respectiva classificação na lista de espera em 2ª chamada. Os candidatos foram classificados de acordo com os critérios estabelecidos no Edital nº 61-2023 (Processo seletivo de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio Presenciais).
Os candidatos classificados em 2ª chamada na lista de manifestação de interesse dos cursos Técnicos Integrados do IFMG – Campus São João Evangelista devem realizar a matrícula online entre as 00h00 do dia 17 de janeiro e 23h59 do dia dia 18 de janeiro de 2024, através do Sistema de Matrículas do IFMG.
Cronograma
Manifestação de Interesse:
15:00h do dia 12/01/2024 às 23:59h do dia 15/01/2024
16/01: Divulgação da Lista de Espera/Manifestação de Interesse
Manifestação de Interesse e Classificação - Técnico Integrado em Agropecuária
Manifestação de Interesse e Classificação - Técnico Integrado em Informática
Manifestação de Interesse e Classificação - Técnico Integrado em Nutrição e Dietética
16/01: Convocação em 2ª chamada
Convocação para matrícula - 2ª chamada
Matrícula dos classificados em 2ª chamada
00h00 do dia 17/01/2024 às 23h59 do dia 18/01/2024
Recurso quando ao indeferimento da matrícula em 2ª chamada
00h00 às 23h59 do dia 23/01/2024
Os candidatos da lista de manifestação de interesse dos cursos Técnicos Integrados do IFMG – Campus São João Evangelista, com a "Situação Geral: Classificado(a) em 2ª chamada", estão convocados para realizar a matrícula entre as 00h00 do dia 17 janeiro e 23h59 do dia 18 de janeiro de 2024, exclusivamente de forma online, por meio do Sistema de Matrículas do IFMG.
A documentação deverá ser inserida no sistema, preferencialmente, em formato PDF.
É importante escanear a documentação utilizando um scanner, impressora com scanner ou aplicativos para celulares, de forma que os documentos permaneçam legíveis e bem enquadrados.
A seguir, está disponibilizado um tutorial de referência (não oficial do IFMG) para orientar o processo de digitalização da documentação necessária.
Veja abaixo como utilizar o Sistema de Matrículas do IFMG:
Documentação necessária
Todos os candidatos aprovados devem incluir no sistema, nos campos referentes aos documentos específicos "E1": Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.
Os candidatos aprovados que pertençam ao “Grupo de vagas chamado: A0 – Ampla Concorrência” devem inserir, nos campos indicados do Sistema de Matrículas do IFMG, a documentação comprobatória de Ampla Concorrência.
Os candidatos aprovados e que pertençam aos "Grupo de vagas inscrito: L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14" devem inserir, nos campos indicados do Sistema de Matrículas do IFMG, a documentação comprobatória da vaga inscrita.
documentação comprobatória da vaga inscrita.
Documentação Técnico Integrado
Modelos de declarações de rendas
Etapas para realização da matrícula
1 - Cadastro no Sistema de Matrículas do IFMG
Entre os dias 17 e 18 de janeiro, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e "Grupo familiar", conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
2 - Anexar Documentação
Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, a documentação e anexos de acordo com a vaga inscrita.
Nos documentos Específicos "E1", inclua os seguintes documentos: Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de Imagem e Voz.
3- Solicitar matrícula
Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
Quando tudo estiver correto, clique em "Editais de matrícula", depois em "Solicitar matrícula".
Aguarde a análise da sua documentação.
Se algum documento estiver incorreto ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos assim que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".
Corrija sua documentação e solicite nova análise.
Quando a documentação estiver correta, após as análises, a matrícula estará concluída e aparecerá no histórico como "Solicitação de matrícula confirmada com sucesso".
Para as vagas dos candidatos L2, L6, L10 e L14 após a entrega e análise dos documentos e anexos, os candidatos serão convocados pela banca de heteroidentificação e depois do parecer DEFERIDO, a matrícula será confirmada com sucesso.
4 - Preencher o Questionário do NAPNEE
5 - Preencher os Formulários para Novos Estudantes
Leia: Orientações sobre vacinação para novos estudantes
Leia: Informativo para Novos Estudantes 2024
Recursos
Conforme previsto no item 18 do Edital nº 61-2023 (Processo seletivo de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio Presenciais), não será efetivada, ou seja, deferida, a matrícula de candidato com documentação incompleta, que apresente os documentos digitalizados sem assinatura, com cortes, ilegíveis ou que não envie a solicitação de matrícula no prazo previsto.
Cabe ao candidato manter contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br para receber orientações durante o período de matrículas, se achar necessário.
Será admitida a interposição de recursos quanto ao indeferimento de matrícula.
O candidato, ao ter sua matrícula indeferida no Sistemas de Matrículas do IFMG, deverá entrar em contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br no dia 23 de janeiro, das 00:00 às 23:59 horas, e, de maneira respeitosa, solicitar a revisão da análise da documentação.
O candidato deverá anexar à solicitação de revisão a documentação que justifique o pedido.
No assunto do e-mail, o candidato deverá informar: RECURSO CONTRA INDEFERIMENTO DE MATRÍCULA.
No campo do e-mail de solicitação de recurso, o candidato deverá informar:
a) Nome completo;
b) CPF próprio;
c) Curso pretendido;
d) Campus;
e) Número de inscrição;
f) Argumentação contra a análise da documentação exigida no edital, comprovando o grupo de cotas selecionado no ato da inscrição;
g) Informar qual documentação está sendo anexada ao e-mail.
Contatos
O IFMG-Campus São João Evangelista disponibiliza atendimento e auxílio aos candidatos em caso de dúvidas.
Os seguintes contatos estão disponíveis: telefone (33) 3412-2910 (de segunda a sexta, das 08:00 às 11:00 e das 12:00 às 17:00) e e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br.
Redes Sociais