Unidade de Produção Agroecológica realiza primeira colheita de alimentos orgânicos produzidos no campus
A agroecologia se apresenta como uma via possível e necessária para enfrentar a crise socioambiental por meio da busca por modelos de sociedade que valorize a produção de alimentos ecologicamente correta, socialmente justa, ambientalmente aceita e economicamente viável, onde o respeito à natureza e ao homem do campo e da cidade seja elemento articulador das relações sociais. Daí a importância de uma formação profissional centrada em uma práxis que respeite os diferentes sistemas culturais, que contribua para melhorar os patamares de sustentabilidade ambiental dos agroecossistemas, a conservação e recuperação dos recursos naturais, além de assegurar a produção de alimentos limpos, com melhores qualidades biológicas e acessíveis a toda população.
A Unidade de Produção Agroecológica do campus é um espaço específico para o exercício da agroecologia, com vista a um enfoque sistêmico, onde estão sendo desenvolvidas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, por meio da produção de alimentos saudáveis. No mês de setembro, tivemos a primeira colheita de alimentos orgânicos produzidos no campus, foram 533,75 kg de abóbora japonesa, que será destinada para a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do campus usar no cardápio servido aos nossos estudantes e o excedente será comercializado no Posto de Vendas do campus.
Além da abóbora, a Unidade de Produção Agroecológica do campus, também está com plantio de feijão da variedade Roxim, milho Eldorado (sementes orgânicas doadas pela UFRRJ), feijão crioulo de Vargelândia-MG (sementes doadas pelo Centro Agroecológico Tamaduá, de Governador Valadares) e, ainda, está desenvolvendo pesquisa com adubação verde.
Convidamos toda a comunidade para conhecer a Unidade de Produção Agroecológica do campus. Comida de verdade no campo e na cidade!
Foto: Shirlene C. Alves Barbosa, 2023.
Figura: Peso da abóbora: 5,350kg. Foto: Shirlene C. Alves Barbosa, 2023.
Foto: Shirlene C. Alves Barbosa, 2023.
Foto: Shirlene C. Alves Barbosa, 2023.
Foto: Shirlene C. Alves Barbosa, 2023.
Fonte: Shirlene C. Alves Barbosa
Redes Sociais