Projeto do campus marca presença no Seminário Nacional de Pesquisa em História Social
O projeto “Hashtag(s) movimento de mulheres: história e discursos dos novos ativismos femininos na rede”, coordenado e representado pela professora Dra. Kátia Borges, marcou presença no V Seminário Nacional de Pesquisa em História Social, realizado pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 16 a 18 de agosto de 2023, no Campus Darcy Ribeiro, situado na cidade de Montes Claros - MG.
A professora participou de uma Mesa Coordenada sobre o tema “Violências de Gênero: Diálogos em suas Multiplicidades” em que apresentou a comunicação “Hashtags: violência contra a mulher, ações e prevenções no espaço público e nas redes sociais”, texto escrito com a coautoria do professor Me. Luiz Otávio Abi-acl Almeida, também integrante do projeto.
O recorte do estudo apresentado dialoga com os discursos das redes sociais @ascatólicas, @vulvanegra e @feminismosplurais, conforme informa o resumo do trabalho a seguir.
O cenário histórico atual se depara com diversos movimentos de mulheres que reivindicam pautas, como o fim da violência de gênero; saúde pública humanizada; ampliação dos direitos socais; igualdade de salários entre homens e mulheres; autonomia do corpo feminino; entre outras. É pauta peculiar nestes movimentos a luta contra o machismo, o patriarcado e o sexismo. As sociedades patriarcais construíram suas histórias com base no silenciamento dos corpos femininos. Atualmente, discursos presentes nas redes sociais tentam desqualificar as demandas dos coletivos femininos, endossando a misoginia de homens adeptos da “machosfera” presente nos movimentos “Red Pill”. Nesses discursos a violência contra a mulher é naturalizada e os direitos conquistados pelas lutas feministas são ridicularizados. Vivemos, atualmente, o que podemos classificar como “a quarta” onda dos “feminismos”. No plural, porque representam as diversidades de mulheres e os seus diferentes lugares de fala. Estes “feminismos” estão nas redes, nas ruas, na política representativa, nas artes, nas academias, no cinema, entre outros. Diante desse cenário, torna-se primordial analisar os discursos presentes nas redes sociais. Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa “Hashtag(s) movimento de mulheres: história e discursos dos novos ativismos femininos na rede” e propõe analisar os discursos feministas presentes na rede social do Instagram no tempo presente. O estudo historiográfico se fundamenta na análise netnográfica e, neste recorte, serão analisadas as ações de combate à violência contra a mulher postadas nos feeds de @ascatólicas, @vulvanegra e @feminismosplurais (Caderno de resumos, 2023, p.61) .
Resumo publicado no Caderno de Resumos e Programação do V Seminário Nacional de Pesquisa Em História Social. ISSN: 2317-7969. Programa de Pós-graduação em História – Unimontes.
![]() |
![]() |
![]() |
Redes Sociais