O protagonismo discente na educação do Campus São João Evangelista
Apesar de uma escola que se encaminha para o seu centenário o Campus São João Evangelista se “mantém jovem” e confirma a sua tradição de um campus que prima pela educação de excelência e de vanguarda. Além dessa tradição e considerando, dentre outras premissas pedagógicas o trabalho docente baseia-se também no que é preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) ao afirmar que:
apresenta-se para a escola, hoje mais do que nunca, a necessidade de assumir-se como espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania. No contexto atual, a inserção no mundo do trabalho e do consumo, o cuidado com o próprio corpo e com a saúde, passando pela educação sexual, e a preservação do meio ambiente são temas que ganham um novo estatuto, num universo em que os referenciais tradicionais, a partir dos quais eram vistos como questões locais ou individuais, já não dão conta da dimensão nacional e até mesmo internacional que tais temas assumem, justificando, portanto, sua consideração. Nesse sentido, é papel preponderante da escola propiciar o domínio dos recursos capazes de levar à discussão dessas formas e sua utilização crítica na perspectiva da participação social e política. (1997, p.27).
Sob esta perspectiva pedagógica os estudantes do Ensino Médio orientados por equipe multidisciplinar na qual participaram todos os professores do Ensino Médio e mediante a supervisão direta do professor Marco Aurélio (Biologia), em uma ação conjunta realizou-se no campus uma exposição de temas e trabalhos variados, cujo eixo norteador eram as ciências.
Nesse espaço pedagógico os estudantes puderam pesquisar, organizar, discutir e apresentar múltiplos temas atuais com a mobilização e participação de todo o Ensino Médio. Nestas atividades os discentes puderam vivenciar a responsabilidade de serem observados, arguidos e avaliados oralmente, bem como notados pela criatividade e desenvoltura do conteúdo apresentado.
Puderam se socializar, se conhecer melhor e efetuar parcerias entre eles para futuras pesquisas e debates, identificando as áreas de interesse dos colegas permitindo ao campus uma ambiência afeita ao debate, ao ensino e a aprendizagem.
Redes Sociais