Projeto ambiental do curso de Ciências Biológicas recebe honraria militar
Solenidade aconteceu no 65º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, em Guanhães - MG.
Em solenidade realizada no dia 10 de agosto de 2023, o projeto envolvendo a parceira da Polícia Militar de Meio Ambiente e o IFMG - Campus São João Evangelista, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, recebeu o reconhecimento do Comando de Policiamento de Meio Ambiente do município de Guanhães - MG (Figura 1). A homenagem aconteceu durante evento oficial da entrega de viaturas e equipamentos às Corporações Militares de São João Evangelista - MG e Rio Vermelho - MG e contou com a presença de autoridades policiais ambientais e das Forças Armadas do Brasil, personalidades políticas, promotores de justiça e presidentes do Conselho Comunitário de Segurança Pública.
Figura 1. Autoridades policiais e o Prof. Marcelo Filardi durante entrega de certificado e medalha comemorativa “Challenge Coin" em evento realizado no Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais – Guanhães, MG.
O Projeto Ambiental do curso de Ciências Biológicas recebeu certificação militar e foi agraciado com o medalhão comemorativo “Challenge Coin” (Moeda do Desafio), uma das mais nobres honrarias da corporação militar (Figura 2). A Moeda é concedida a personalidades como símbolo de apreciação e mérito pelo desempenho realizado em operações especiais e pela realização de um trabalho desafiador. A “Challenge Coin”, que simboliza a coragem por aceitar o desafio de exercer funções especiais representa, ainda, a gratidão pelo comprometimento com o trabalho proposto. Neste caso, a menção honrosa foi concedida em reconhecimento e agradecimento pela imensurável contribuição na defesa e preservação do Meio Ambiente em Minas Gerais.
Figura 2. ‘Moeda do Desafio’ (“Challenge Coin”), honraria concedida ao projeto ambiental vinculado ao curso de Ciências Biológicas do IFMG-SJE em solenidade militar. Foto: Marcelo Filardi.
O Projeto Ambiental foi fundado em 2020, em parceria realizada entre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus e a Polícia Militar de Meio Ambiente do município de São João Evangelista, instituindo o Núcleo de Proteção Ambiental sediado no IFMG-SJE (Portaria 197/2021). E desde então, patrulhas preventivas no Campus com auxílio de um drone auxiliam no monitoramento do extenso fragmento de Mata Atlântica preservado na Instituição (Figura 3).
Figura 3. Patrulhas policiais preventivas realizadas no IFMG-SJE com auxílio de um drone. Foto: acervo pessoal.
Além disso, o projeto envolve também a soltura de animais silvestres mantidos irregularmente por criadores ilegais apreendidos pelo Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente. Sob acompanhamento veterinário do Prof. Dr. Charles André Bispo e do Biólogo Marcelo Filardi, já foram devolvidos centenas de animais ao habitat natural (Figura 4).
Figura 4. Momento de soltura de uma ave silvestre apreendida pela Polícia Militar de Meio Ambiente, na sede do Núcleo de Proteção Ambiental no IFMG-SJE. Foto: Marcelo Filardi.
Outra iniciativa vinculada ao curso de Ciências Biológicas envolve o Museu de Zoologia do IFMG. Desde sua inauguração, com o retorno das atividades presenciais em 2021, o Museu já recebeu mais de 2.500 visitantes. Muitos estudantes de dezenas de escolas de São João Evangelista e de toda a região já conheceram o acervo de animais taxidermizados (“animais empalhados”), representantes da fauna silvestre do Bioma a Mata Atlântica.
Dentre as dezenas de instituições visitantes, o Museu de Zoologia recebeu, por exemplo, alunos de escolas-polo em que são realizadas atividades desenvolvidas pela Polícia Militar do Meio Ambiente no Programa de Educação Ambiental – PROGEA (Figura 5).
Figura 5. Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais – PROGEA em um dos eventos escolares realizado no Museu de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas.
Os projetos ambientais vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e que receberam a honraria militar são fruto de um trabalho coletivo e promissor. Nossos agradecimentos ao Comando de Policiamento de Meio Ambiente da Policia Militar de Minas Gerais pela homenagem. Estaremos sempre aqui!
Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Redes Sociais