Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Laboratório de Ensino de Matemática recebe visita de estudantes da Educação Básica
Início do conteúdo da página

Laboratório de Ensino de Matemática recebe visita de estudantes da Educação Básica

Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 16h15 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 16h16

Numa ação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), integrando a programação do Dia Nacional da Matemática (6 de maio), alunos dos 8º anos da Escola Estadual Monsenhor Pinheiro, de São João Evangelista - MG, foram recebidos no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do campus. Foram desenvolvidas oficinas de caráter investigativo com materiais concretos de Geometria Plana, integrantes do acervo do LEM. E a culminância das atividades de investigação ocorreu no Laboratório de Informática do Prédio III, onde os estudantes tiveram seu primeiro contato com o software de geometria dinâmica GeoGebra.

lab mat1

“O Projeto PIBID é desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Federal e a E. E. Monsenhor Pinheiro. No dia 04/05/2023 realizamos visita ao Laboratório de Matemática do Instituto Federal com as turmas 803 e 804, assessorados pelos alunos do Projeto PIBID (Lucas Oliveira, Kariny Evelyn, Warlen Dionson, Dênis Silva e Chrystiany Rocha) e coordenados pela professora Jossara Bicalho. Foram realizadas atividades sobre pontos notáveis de um triângulo, Tangran, entre outras. Posso definir essa visita como um momento ímpar para nossos alunos.”, ressaltou o professor de Matemática da turma, e supervisor do PIBID na escola de Educação Básica, Alexandre Gomes de Souza.

Sobre o encontro, o bolsista de iniciação à docência, Dênis Silva, testemunhou: “Eu como pibidiano e estudante do 3° período de Licenciatura em Matemática, posso dizer que achei enriquecedora a experiência que tivemos com esses alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Em minha percepção, foi uma oficina leve, na qual os alunos puderam adquirir novos conhecimentos, complementando-os com aquilo que já aprenderam em sala de aula. A princípio, notei como são os alunos e, aos poucos, fui me adaptando aos seus meios, com o objetivo de tornar essa oficina um dia especial para eles. Também pude perceber como esses alunos são interessados e respeitosos. Espero que esse dia tenha sido, de fato, um marco inicial para que eles possam passar a enxergar a Matemática de forma lúdica e, assim, trilhar novos caminhos para a construção do conhecimento.”

Estudantes dos 8º anos sintetizaram o evento e apresentaram sua percepção acerca da experiência vivida:

“No dia 04/05/2023, juntamente com minha turma, 804, e a turma 803, fiz uma visita ao LEM do Instituto Federal. Primeiramente, tentamos reproduzir uma forma geométrica em um material chamado Geoplano. Depois, utilizamos o Tangram para criarmos figuras. Recebemos uma folha com a imagem de um triângulo e aprendemos a usar o compasso. Por último, fomos ao Laboratório de Informática e utilizamos o Geogebra. Achei a visita muito interessante e acho que aulas assim despertam o interesse dos alunos.” - Estudante da turma 804.

“Eu amei a experiência. Foi incrível. A Jossara e todos os pibidianos foram simpáticos e amigáveis, sempre nos ajudando quando precisávamos. Aprendi mais sobre triângulos de uma forma super divertida. Se pudesse eu voltava lá todos os dias.” - Estudante da turma 803.

lab mat

lab mat2

lab mat3

lab mat4

lab mat5

lab mat6

lab mat7

lab mat8

lab mat9

Fonte: Prof. Jossara Bicalho | Fotos enviadas pela Prof. Jossara Bicalho

registrado em:
Fim do conteúdo da página