Medidas para a garantia da qualidade da água de consumo do campus
O IFMG - Campus São João Evangelista está empenhado em aprimorar o seu sistema de captação, elevação, tratamento e distribuição de água.
A Coordenadoria de Administração, que é a responsável pela operação da Estação de Tratamento de Água do campus, implementou, neste mês de abril, ações para assegurar a qualidade da água utilizada no consumo, limpeza e outros serviços gerais do campus.
Capacitação do operador de tratamento de água
De 10 a 14 de março, o operador Emilson Carlos de Araújo participou de capacitação nas instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guanhães (SAAE-Guanhães).
Para Edmilson, “O curso foi uma excelente oportunidade para aprimorar as boas práticas no tratamento de água e ter acesso a materiais mais atualizados na área. Fiquei muito satisfeito em participar e espero aplicar todo o conhecimento adquirido em benefício da qualidade da água tratada em nosso Campus.”
O campus agradece à equipe do SAAE-Guanhães pela constante atenção dedicada. A qualidade da água e eficiência dos processos de captação, elevação, tratamento e distribuição são compromissos comuns entre nossas instituições.
Análises da qualidade da água de consumo
No dia 10 de abril, teve início o protocolo mensal para análise da qualidade da água destinada ao consumo da comunidade acadêmica. O objetivo dessa medida é garantir a segurança dos estudantes e servidores que utilizam a água nos diversos setores da instituição.
Os ensaios laboratoriais das amostras são realizados no Laboratório de Águas do campus, onde são verificados diversos parâmetros, como coliformes fecais, Escherichia coli, cloro residual livre, pH e turbidez, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Portaria GM/MS n° 888, de 4 de maio de 2021. Esta norma dispõe sobre procedimentos e responsabilidades inerentes ao controle e à vigilância da qualidade da água para consumo humano, estabelece seu padrão de potabilidade e dá outras providências.
De acordo com os resultados reportados neste relatório, as amostras analisadas atendem aos limites estabelecidos pela portaria mencionada, garantindo a qualidade e a segurança da água fornecida para a comunidade acadêmica do IFMG - Campus São João Evangelista.
Modernização da Estação de Tratamento de Água
Ainda no mês de abril, foram iniciados estudos para modernização da estrutura e otimização dos processos de tratamento de água do campus. Dentre as medidas avaliadas, está a utilização de novos insumos mais modernos, bem como a otimização dos processos de tratabilidade. Essas ações visam aprimorar a qualidade da água fornecida aos usuários da instituição, proporcionando maior segurança e bem-estar para a comunidade acadêmica e economicidade à Administração.
Redes Sociais