Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos e Programas extensionistas do campus são publicados no Anuário de Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos e Programas extensionistas do campus são publicados no Anuário de Extensão

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 16h14 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 07h39

A Pró-Reitoria de Extensão do IFMG lançou a 5ª edição do Anuário de Extensão, publicação anual que traz um apanhado dos projetos realizados pelo Instituto de forma a integrar-se com as comunidades onde atua.

O Anuário traz para conhecimento de todos, 40 projetos que envolveram estudantes, servidores e público externo à instituição nos 18 campi e na Reitoria.

Entre projetos, cursos e eventos, o IFMG totalizou, no ano de referência, 732 ações de extensão, das quais participaram 587 bolsistas e mais de 1.200 voluntários.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre ações do campus que marcaram presença no 5º Anuário de Extensão.

Pré-Enem – Linguagens +IFMG

O “Pré-Enem – Linguagens +IFMG” é um projeto de iniciativa do Programa +IFMG desenvolvido em conjunto por docentes dos campi Arcos, Ibirité e São João Evangelista.

A partir da plataforma EaD, o projeto oferece um curso on-line aberto de 80 horas, de forma gratuita e com emissão de certificado. A ação contribui para a formação inicial e continuada daqueles queiram se preparar para as provas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O curso proporciona uma revisão de conteúdos previstos no Ensino Médio das áreas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa com base na matriz curricular do Enem. O curso, resultado do projeto, foi disponibilizado na Plataforma +IFMG no final do primeiro semestre de 2022. Acesse aqui.

Servidores do campus envolvidos: Viviane Martins e Débora Araújo

Público atendido: interessados em revisar os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e/ou Língua Inglesa previstos para o Ensino Médio e se preparar para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem.

Acesse os cursos de preparação para o ENEM para o Vestibular do IFMG disponibilizados na Plataforma +IFMG.

PreEnen linguagens

Programa Intercampi de Astronomia do IFMG

Um programa colaborativo de Extensão que envolveu professores de todos os campi com o objetivo de promover a cooperação e a articulação entre projetos e ações, difundir conhecimentos e desenvolver atividades multicampi na área de Astronomia.

As ações do têm como finalidade a promoção de ambientes de ensino não formais e a organização de ações articuladas entre os projetos de Astronomia no IFMG – como eventos científicos – e o fortalecimento dos projetos de divulgação científica que já existem dentro do Instituto como a realização de eventos em formato eletrônico (on-line) e presencial, como observações astronômicas e palestras.

Algumas das atividades realizadas: I Ciclo de Palestras de Astronomia,com mais de 2000 horas de conteúdo; Compra de 14 telescópios para os campi do IFMG que ainda não possuíam e a ação continua nos campi, com a concretização de projetos com a comunidade.

Servidores do campus envolvidos: Charles Rocha, Cleonir Simões e Geraldino Santos.

Público atendido: comunidade interna e externa do IFMG.

astronomia

Elaboração coletiva de planejamento ambiental agroecológico visando a ampliar a sustentabilidade das práticas dos agricultores familiares da feira de SJE

O projeto promoveu parceria entre a prefeitura municipal de São João Evangelista - MG, os agricultores familiares feirantes e outros projetos de Extensão do campus com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental e da produtividade agrícola, em alinhamento com as demandas socioeconômicas e ambientais levantadas pelos agricultores.

A partir de um diagnóstico socioambiental, foram selecionadas demandas prioritárias e teve início a prestação de assistência técnica para ampliar a oferta de água e resgatar a fertilidade natural do solo, incentivando a transição agroecológica junto aos agricultores. Foram realizadas reuniões e oficinas visando à troca de saberes para a produção de caldas naturais, substrato (adubo natural),  melhoramento da produção de mudas e introdução de olerícolas variadas. Espera-se aprofundar essa troca para ampliar a eficiência produtiva e o poder de atração do mercado local.

Além disso, a equipe atua no marketing da feira – via mídias sociais e diálogos –, dentro de eventos e aulas do campus.

Servidores e alunos do campus e demais envolvidos: Fernanda Ayaviri Matuk Van Maurik (Coordenadora), Késia Silva (bolsista), Jackson Fernandes (voluntário), Marcos Souza e Vanessa Souza (colaboradores).

Público atendido: estudantes e servidores do IFMG, agricultores e escolas públicas.

feira

Programa de Residência Agrária do Campus São João Evangelista

O Programa de Residência Agrária (PRA) tem como missão contribuir para a criação de processos formativos entre os sujeitos do campo e da cidade para responder demandas, anseios e necessidades da sociedade.

O PRA objetiva promover o aprimoramento e o aprofundamento de conhecimentos, habilidades e atitudes de estudantes de graduação formandos e recém-formados por meio de intensivo treinamento prático, supervisionado e orientado. O intuito é inserir esses profissionais no mercado de trabalho para fortalecer o desenvolvimento rural sustentável e solidário, bem como melhorar a qualidade de vida da população.

O residente pode atuar junto a instituições públicas, ONG’s e empresas privadas, com orientação permanente de um servidor do campus e outro no seu local de atuação.

Servidores e alunos do campus e demais envolvidos: Shirlene Barbosa, Alisson Carvalho e Márcio Souza (coordenadores); Ari Braga, Fernanda Matuk, Vanessa Souza, Vitória Leite, Eliseu Monteiro, Pablo Yuri, Gleiciane Santos e Alan Reges (equipe).

residencia agraria residencia agraria 2

Aldeia Mirueira, Guanhães, MG: manejo e uso adequado dos recursos naturais de subsistência

O objetivo do projeto foi oferecer à aldeia Mirueira Pataxó, na Serra do Candonga, em Guanhães - MG, condições para implementação de um plano de manejo e uso adequado dos recursos naturais de subsistência.

Um diagnóstico obtido pela equipe de trabalho do Campus São João Evangelista direcionou as intervenções prioritárias. Foram relatados pelos habitantes: desassistência pelas autoridades e por acadêmicos visitantes, desconhecimento do manejo adequado do solo e de algumas atividades agrícolas, improdutividade dos solos da aldeia.

O levantamento das necessidades e perspectivas dos indígenas possibilitou diversas ações: a realização de um curso de capacitação voltado para apicultura, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); o reforço da importância das boas práticas agroculturais, com realização de podas de condução do pomar, diagnose e manejos alternativos de controle de fitodoenças, sempre com participação direta do setor agronômico do campus. O dia de campo focou na revitalização da horta comunitária, com doação de sementes e mudas de diversas olerícolas. Com base nos resultados das análises físico-químicas dos solos agricultáveis, 14 toneladas de calcário estão em processo de doação pela Empresa Harsco Minerais Ltda, de Timóteo (MG).

Mesmo sob restrições impostas pela pandemia, o projeto possibilitou a revitalização da horta comunitária, a capacitação dos indígenas quanto à criação de abelhas e produção de mel, além de orientações técnicas do uso do solo e manejo agrohorticultural. Perspectivas futuras deverão contemplar as mulheres indígenas tanto no aproveitamento alternativo e beneficiamento dos alimentos produzidos na aldeia quanto no artesanato.

Servidores e alunos do campus envolvidos: Marcelo Augusto Filardi (coordenador); Ari Neto, Bruno Moreira e Ricardo Oliveira (servidores); Higôr Andrade (aluno bolsista).

Público atendido: Indígenas Pataxós da Aldeia Mirueira (oito famílias).

aldeia mirueira


Além das ações acima, outras ações voltadas para mulheres e cultura receberam destaque, como: “Apoio à emancipação social de mulheres em estado de vulnerabilidade no entorno do IFMG”; “Empoderamento feminino: uma oportunidade de crescimento” e “Oficina de Prática Musical”.

Oficina de Prática Musical

O projeto Oficina de Prática Musical teve como objetivo fomentar a prática musical coletiva no âmbito do IFMG-SJE enquanto atividade de lazer e de formação humana, oportunizando a criação de grupos musicais voltados ao estudo, prática e execução musical ao longo do ano letivo de 2022.

O projeto envolveu cerca de 20 participantes regulares, entre discentes dos três cursos técnicos e graduação, dois docentes, um técnico administrativo e um membro da comunidade externa. Foram desenvolvidas ações como o Palco Aberto, realizada no pátio durante o intervalo de almoço, e apresentações musicais em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Dia do Servidor e a Inauguração da Reforma e Ampliação da Biblioteca Professor Pedro Valério.

A execução do Projeto proporcionou uma opção de lazer de caráter educativo e reconhecimento público, advindo sobretudo das apresentações e das oportunidades de cada participante compartilhar o que sabe com o restante do grupo. Os encontros regulares e preparações para apresentações contribuíram para maior integração entre estudantes de diferentes cursos do campus e funcionaram efetivamente como um processo de musicalização, no qual os participantes adquirem e aprimoram competências necessárias para o fazer musical. O projeto foi financiado por meio dos editais  20/2022 de Arte e Cultura da Reitoria e 16/2022 do PIEL – Campus São João Evangelista.

oficina mus oficina mus 2

Acesse o Anuário de extensão e saiba mais sobre essas e outras ações realizadas no IFMG. Clique aqui e acesse a 5ª Edição do Anuário

registrado em:
Fim do conteúdo da página