Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Palestra propõe matrizes para inclusão na Educação
Início do conteúdo da página

Palestra propõe matrizes para inclusão na Educação

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 09h10 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 13h54

O evento tem como objetivo discutir aspectos conceituais e práticos da adequação curricular para o público de inclusão, a partir da proposta de quatro matrizes: histórica, diagnóstica, curricular e propositiva. Haverá transmissão ao vivo no canal do IFMG no YouTube.

desstaque palestraA Diretoria de Assuntos Estudantis do IFMG, por meio do setor de Políticas Inclusivas, promove no próximo dia 22, quarta-feira, 14h às 15h30, a palestra "Adaptação curricular em 4 matrizes para inclusão educacional". Ministrada pelo pedagogo em Educação Especial Francisco Dutra dos Santos Júnior, a atividade on-line será transmitida ao vivo no canal do IFMG no YouTube (IFMG Play).

A iniciativa tem como objetivo discutir aspectos da adequação curricular, caracterizar conceitos, bem como apontar diferentes panoramas conceituais e analisar o cotidiano da prática pedagógica. Como alternativa, Francisco Dutra apresenta a adequação curricular em quatro matrizes: histórica, diagnóstica, curricular e propositiva. "Essas quatro matrizes compõem uma proposição para uma prática pedagógica simplificada, objetiva e ao mesmo tempo horizontal no desafio de como planejar a aprendizagem com estudantes com necessidades educacionais específicas", detalha.

Embora seja direcionado especialmente a docentes e aos integrantes dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnees) do IFMG, a palestra é aberta ao público em geral. Não é necessário inscrição prévia.

Sobre o palestrante: Francisco Dutra dos Santos Júnior é pedagogo em Educação Especial (PUC-RS), mestre em Educação (UFRS); com experiência na área de Educação, Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Gestão, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE); docência no ensino superior, na graduação e na pós-graduação; doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Atualmente pesquisa proposição de plataforma tecnológica educacional para registros, gerenciamento e prospecção de achados na trajetória de estudantes acompanhados por serviços de Atendimento Educacional Especializado no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias em Educação (Cinted).

ASSISTA AO VIVO NO IFMG PLAY:

registrado em:
Fim do conteúdo da página