Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ex-aluno do Campus São João Evangelista publica obras na área do Direito público e criminal
Início do conteúdo da página

Ex-aluno do Campus São João Evangelista publica obras na área do Direito público e criminal

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 21h14 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2016, 21h15

O aluno Gabriel de Souza Salema, graduando em Direito pela Faculdade Mineira de Direito, PUC Minas, campus Coração Eucarístico, monitor da cadeira de Direito Penal, e ex aluno do IFMG, Campus São João Evangelista, no triênio 2009-2011, lançou duas obras na modalidade de coautoria intituladas: A humanização do Direito: Debates do Direito público e privado e Perspectivas garantistas para as ciências criminais.

Toda a comunidade acadêmica do IFMG Campus São João Evangelista se orgulha muito deste feito de nosso ex-aluno e o parabeniza pela atuação bruilhante numa carreira que só lhe renderá bons frutos. Segue abaixo breve descrição das obras.

 

A humanização do Direito: Debates do Direito público e privado, perpassando a presente obra na defesa dos direitos do homem, fundamento da República Federativa do Brasil, devendo nortear a interpretação jurídica, seja no âmbito do Direito Público ou no âmbito do Direito Privado. Nota-se que o avançar da sociedade faz com que o tratamento digno conquiste espaço não apenas como uma meta de governo, mas como um ideal a ser buscado, tendo toda a sociedade como sujeito ativo nessa perspectiva.
A preocupação que antes se via restrita ao Direito Internacional passa agora a ocupar as pesquisas acadêmicas também no ordenamento interno. Nesta obra, verificar-se-á tal tratativa tangenciando os diversos ramos do Direito, trazendo um debate atual e humanizado.


Perspectivas garantistas para as ciências criminais: este livro traz as primeiras pesquisas desenvolvidas no primeiro ano de implementação da Linha de Pesquisa em Direito Penal do Programa de Pós-Graduação em Direito, Stricto Sensu, da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
O propósito da obra é o de registrar o estágio inicial das pesquisas voltadas, essencialmente, à contenção do punitivismo e do hiperencarceramento, fenômenos crescentes na sociedade brasileira contemporânea. Contrariando tais realidades, o livro traz estudos desenvolvidos pelos docentes e discentes da referida linha de pesquisa, que partem de marcos teóricos garantistas, na busca de uma intervenção penal que respeite o ser humano e seus direitos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página