Estudantes do IFMG-SJE participam da 7ª edição da MINIONU Poços de Caldas
Estudantes e professores do IFMG-SJE participaram, entre 22 e 23 de outubro, em Poços de Caldas, da 7ª MiniONU, evento organizado pela PUC Minas cujo objetivo é simular o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que trabalha em defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento econômico e pela manutenção da paz mundial, com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A programação contou com a participação de diversos estudantes do ensino médio de escolas espalhadas por todo Brasil e seus professores. O IFMG esteve presente com alunos dos cursos técnicos integrados em informática, agropecuária, nutrição e docentes.
O MiniONU é um projeto pedagógico no qual os estudantes são os protagonistas da construção do conhecimento. Ao participarem do evento, desenvolvem habilidades discursivas e atuam na resolução de situações imprevistas, mantendo o diálogo e a capacidade de relacionamento.
Os alunos simularam negociações no ambiente diplomático, atuando como representantes de delegações diplomáticas e organismos internacionais na discussão de temas diversos de acordo com o comitê específico em que participavam. Para poder participar com propriedade, o estudante deve realizar pesquisa autônoma sobre a sua representação e o tema a ser discutido em seu comitê. Como a atividade simula um ambiente de debate que existe na realidade, o aluno deve ter raciocínio rápido e autonomia para discutir com propriedade. Ao assumir um papel diplomático, os alunos compreendem como funciona a dinâmica internacional, bem como as diversas visões de mundo sobre os temas mais distintos. Como a atividade é bastante intensa, eles ficam imersos num ambiente totalmente dinâmico e interativo.
Os estudantes participaram de mesas de debate de temáticas diversas e contribuíram com atuações pontuais nos comitês que discutiram. Neste ano, aconteceram debates sobre:
- AGNU (2023) – CONFERÊNCIA PARA A DISCUSSÃO DE REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS.
- ACNUR (1995) – 2° CONFERÊNCIA PARA REDUZIR OS CASOS DE APATRIDIA.
- COP-21 (2015) – CONFERÊNCIA DAS PARTES DA CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
- KAMPALA (2009) – CONVENÇÃO DA UNIÃO AFRICANA SOBRE A PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA DAS PESSOAS DESLOCADAS INTERNAMENTE NA ÁFRICA.
- UNESCO (2021) – 6ª REUNIÃO DOS ESTADOS PARTES DA CONVENÇÃO RELATIVA ÀS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS PARA PROIBIR E IMPEDIR A IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADES ILÍCITAS DOS BENS CULTURAIS.
- UNRWA (2021) – CONFERÊNCIA MINISTERIAL INTERNACIONAL SOBRE UNRWA: A GARANTIA DOS DIREITOS E O DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS REFUGIADOS DA PALESTINA.
Para o aluno Kaíque Ribeiro Paes, de 18 anos, que cursa Técnico em informática, a experiência foi “Excelente”. “Nós tivemos oportunidade de debater assuntos e temas complexos, no contexto internacional. Os dias do evento foram muito produtivos, esta é minha 4º quarta simulação e sempre aprendo um pouco mais de diversas matérias escolares, além de como portar em ambiente diplomático. As visitas técnicas são de suma importância para os alunos.”, declarou.
A experiência também foi produtiva para João Antonio Dias Lopes, de 17 anos, que cursa o Técnico em Informática. “É um evento muito positivo para os participantes, não só pela oportunidade de desenvolver conhecimentos sobre várias áreas, mas por melhorar nossa capacidade de expor idéias e lidar com divergências e contradições”, explicou.
Estudantes e educadores do Instituto Federal de São João Evangelista, em visita a PUC Minas Poços de Caldas, no dia 23/10/2022.
Redes Sociais