Estudantes dos cursos técnicos participam do Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico no Rio de Janeiro
Estudantes representantes de várias turmas dos Cursos Técnicos Integrados dos campi São João Evangelista e Governador Valadares participaram do Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico - ENET RIO 2016 promovido pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET) realizado de 26 a 29 de maio no Rio de Janeiro. O evento contou com aproximadamente 1.700 estudantes várias regiões do país. Estiveram acompanhando os estudantes do nosso campus os servidores Antônio Vieira Lima, Coordenador do CGAE e Sara Carolina Pereira Nascimento, assistente de alunos. Do campus de Governador Valadares a bibliotecária Elizabeth Aparecida Lopes.
A abertura do encontro aconteceu na quadra da Escola de Samba União da Ilha, onde participou o Reitor da UFRJ, o Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) dentre outras lideranças de movimentos a favor da educação e da democracia. Na abertura, a mesa demonstrou a indignação da juventude com os anúncios de corte na Educação e os ataques à autonomia das instituições.
Os quatro dias de encontro foram marcados por intensos debates e discussões sobre os seguintes temas: Financiamento da Educação e Pagamento da Dívida Publica; O Petróleo a serviço dos interesses do povo Brasileiro; Água e Energia não são mercadorias!; A crise no Brasil e a construção de um Projeto Popular; O déficit habitacional e a ocupação do Espaço Urbano; Desastre ambiental: Não esqueça Mariana!; Quem entrou quer ficar! Pela aprovação do plano nacional de Assistência Estudantil da rede EPCT; Construindo a educação que queremos. Rumo ao 2º ENE; Reformulação do Ensino Técnico e Politécnica; Contra a restrição da Meia Entrada - Quero meu direito por inteiro; Os Mega Eventos e a realidade do Esporte no Brasil; A luta das mulheres contra o machismo; A luta da Juventude do Mundo; Estágio e emprego para juventude; Ocupação de escolas: Mexeu com os estudantes, você vai sair perdendo!; Em defesa do SUS; Pelo fim do Extermínio da Juventude; Pela implantação do Piso Salarial Técnico; Negro é a raiz da Liberdade - Basta de Racismo; Combate a LGBT fobia; Mobilidade Urbana: Pelo Direito de ir e vir e a Democratização da Mídia Já!.
No segundo dia do evento, conforme programação aconteceu a atividade cultural promovida no Parque Madureira, tradicional bairro carioca, e ao som de Flávio Renegado considerado um ativista social onde foram apresentadas várias músicas que levaram os jovens a um olhar crítico sobre os problemas da sociedade.
Destacamos uma importante mesa de debate para nosso campus que foi o tema: Como fundar o seu Grêmio Estudantil realizado no terceiro dia à noite. Neste, foram explanadas as funções, deliberações e os tramites legais para a fundação do Grêmio. Nossos estudantes esclareceram suas dúvidas com o representante da FENET, Guilherme Brasil – IFSP e o mesmo se dispôs a dar suporte aos estudantes que encontrarem dificuldades onde ressaltou a importância de um grêmio atuante dentro da Instituição.
No dia do encerramento, o IFMG proporcionou aos estudantes uma visitação à cidade no período da manhã na qual puderam conhecer a praia da Barra da Tijuca na zona Oeste do Rio de Janeiro, bairro este que irá abrigar a maior parte dos Jogos Olímpicos de Verão 2016.
Na plenária final, foi apresentada a nova diretoria eleita da FENET que terá como coordenadores gerais os estudantes Junior Palheta, do IFPA – campus Belém; Bia Leone, do IFAL – campus Marechal Deodoro e orgulhosamente representando nosso Instituto, Luiz Paulo, campus Ouro Preto. Sob um grande coro com as seguintes palavras de ordem: “Isso que é federação. A Fenet tá na rua pra mudar educação” encerrou-se o evento com a perspectiva de que nossos estudantes retornarão para suas Escolas com o desejo de mudança na construção de uma educação inclusiva, de qualidade e gratuita.
Redes Sociais