Mobilização da família e comunidade escolar pelo combate ao Aedes aegypti
No dia 07 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Em virtude dessa data, o Ministério da Educação propõe que entre os dias 04 e 09 de abril de 2016, todas as escolas, juntamente com a comunidade escolar, promovam mais uma semana de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Neste sentido , no dia 06/04/2016 (quarta-feira) pela manhã, estudantes, docentes e demais servidores do IFMG Campus São João Evangelista se reuniram em uma mobilização em prol do combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que contou com duas ações.
1 - Ação interna: Mapeamento dos locais com acúmulo de lixo e água. Limpeza e descarte do lixo.
2 - Ação externa: Passeata de conscientização da população sobre a necessidade de se eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.
Abaixo descrevemos essas duas ações:
- AÇÃO INTERNA: Mapeamento dos locais com acúmulo de lixo e água. Limpeza e descarte do lixo.
O campus foi dividido em 10 áreas para que pudesse ser coberto pelas equipes compostas pelas turmas do Ensino Médio e Ensino Superior. As equipes cobriram cada área, fazendo sua limpeza com especial atenção à coleta de materiais que possam reter água (copos, vasilhas, garrafas, latas etc..) e que possam se transformar em focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Cada equipe teve uma hora para percorrer sua área, sempre sob a orientação de professores e demais servidores do campus que foram designados para acompanhá-los.
- AÇÃO EXTERNA: Passeata de conscientização da população sobre a necessidade de se eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.
Os estudantes, professores e demais servidores do IFMG-SJE e também das redes estaduais e municipais de São João Evangelista se reuniram em uma passeata com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A passeata contou com a participação da fanfara do campus e durante a passeata, os estudantes fizeram a distribuição de panfletos para a população explicando que materiais podem servir como focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e sobre a necessidade de eliminá-los.
Após o almoço, os estudantes foram liberados de suas aulas, porém com a missão de inspecionar a presença de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti em suas residências.
Mobilização no IFMG
O IFMG também está participando da Campanha #ZikaZero. Entre as ações previstas para a batalha contra o mosquito, está a distribuição de material educativo aos alunos da Instituição, além de intervenções nas comunidades locais dos campi e da Reitoria.
Serão enviadas, ainda, cartas específicas à comunidade – incluindo secretários, servidores e pais de alunos – com orientações gerais sobre ações de sensibilização, vistoria e limpeza para eliminação dos focos do Aedes aegypti.
Em cumprimento ao Ofício Circular nº 04, da Secretaria Executiva do MEC e ao Decreto nº 8.662, da Presidência da República, o IFMG instituiu a Portaria nº 225, que dispõe sobre a realização de ações para atendimento ao Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika Vírus nos campi e na Reitoria. Segundo o documento, a mobilização deverá ser executada desde o início das atividades letivas, por meio de programas com abrangência em médio e longo prazos, os quais envolvam ensino, pesquisa e extensão. A portaria prevê, também, o envio de relatórios e fotografias das atividades desenvolvidas nas datas de mobilização nacional (19 e 26 de fevereiro; e 4 de março), além da divulgação dos atos à comunidade.
Acesse:
Leia mais:
http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate
A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA PODE AFETAR A TODOS NÓS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO DE TODOS É ESSENCIAL.
Redes Sociais