Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFMG/SJE realiza 8ª entrega de kits do PNAE distribuindo mais de 7t de alimentos
Início do conteúdo da página

IFMG/SJE realiza 8ª entrega de kits do PNAE distribuindo mais de 7t de alimentos

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 15h25 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 15h38

O IFMG - Campus São João Evangelista realizou, nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, a 8ª distribuição de kits de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE prevê a oferta de alimentação saudável e adequada aos estudantes da educação básica durante o período letivo; e durante a suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia, fica autorizada a entrega direta de alimentos aos estudantes ou responsáveis. No campus, o público alvo do programa é formado pelos estudantes dos cursos técnicos integrados e técnico subsequente que são o público alvo do programa na instituição.

A Comissão Organizadora responsável pela distribuição dos kits realizou uma pesquisa prévia com todos os alunos com direito ao recebimento do kit objetivando o levantamento do quantitativo de estudantes que possuíam interesse e disponibilidade para a retirada dos gêneros alimentícios. Posteriormente, foi organizada a distribuição considerando sempre todos os protocolos em relação à prevenção da Covid-19.

Os alimentos componentes dos kits são provenientes da Agricultura Familiar do município e da região, fortalecendo os produtores locais. Dentre os alimentos distribuídos haviam vegetais, frutas, quitandas e outros.

Com peso médio de 25,400kg, foram distribuídos 270 kits aos estudantes dos cursos técnicos integrados e 23 kits para os alunos do curso técnico subsequente, cujo peso aproximado foi de 14,700kg. No total, nesta ação o Campus coordenou e efetuou a distribuição de 7,1 toneladas de alimentos em 293 kits.

Kits de alimentos do PNAE que foram distribuídos aos estudantes

Diversos discentes e familiares comentaram sobre a importância da distribuição dos kits aos alunos: “Esse kit faz toda a diferença na despesa da casa, tem variedades de frutas e legumes, quitanda de primeira qualidade que evita de a gente gastar com pão que tá um absurdo, sem contar o carinho que o pessoal da distribuição tem conosco, seria uma maravilha se continuasse entregando esse kit, ajuda muito, mais muito mesmo! Fica aqui meu muito obrigado ao Instituto Federal por sempre se preocupar com a alimentação e desempenho de seus alunos!” - depoimento de Adriana, mãe da aluna Jennifer Caroline Silva De Oliveira ( curso Técnico em Agropecuária).

Marciel Eustáquio Soares de Oliveira, aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, recebeu o kitO discente Marciel Eustaquio Soares de Oliveira, do curso Técnico em Informática, relatou: “Na minha opinião, o IFMG deve continuar com esse programa porque ele ajudou muito minha família nesse tempo de pandemia visto que no começo do ano minha mãe estava desempregada. Tudo o que o kit contém é excelente, não tem como agradecer tudo que a escola tem feito, espero que o programa continue para também ajudar outras pessoas.”  

Produtores rurais do município e região também expressaram sobre a importância do PNAE. A agricultora familiar Rosângela Maria Silva Pimenta relatou que é uma satisfação imensa participar do PNAE no IFMG-SJE, pois é um projeto muito bem elaborado e administrado por pessoas competentes. Ela afirma que este é o terceiro ano da sua participação e que, desde de 2020 com a pandemia, ela e outros agricultores tiveram a oportunidade de continuar entregando os produtos e mantendo suas famílias. Rosângela, em nome dos demais colegas produtores de Sabinópolis, registra seu sentimento de gratidão ao IFMG-SJE. 

Representando a Associação dos Produtores Rurais de Fonseca do município de José Raydan, Ângela Maria R. da Silva Rodrigues afirma que é uma experiência muito boa participar do PNAE nesta instituição, pois é de grande ajuda profissional e financeira. Ela afirma que todas as quitandeiras do grupo gostam muito do que fazem e que as quitandas são preparadas com muito amor e dedicação. Com agradecimentos ao IFMG-SJE, Ângela ressalta que deseja que a parceria continue nos próximos anos. 

A 8ª entrega de kits foi a última do ano de 2021, por isso, a Comissão Organizadora distribuiu junto aos kits uma singela lembrança aos alunos que foram pegar o kit com uma mensagem desejando feliz natal e ano novo.

O IFMG - Campus São João Evangelista agradece a Comissão de distribuição gêneros alimentícios do PNAE, os fornecedores da agricultura familiar, os funcionários terceirizados, estudantes e familiares que contribuíram para mais esta etapa do PNAE com organização e segurança sanitária.

registrado em:
Fim do conteúdo da página