Campus distribui 5,5 toneladas de alimentos provenientes do PNAE aos estudantes
Em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com embasamento nas Leis Federais 11.947/2009 e 13.987/2020, o IFMG - Campus São João Evangelista realizou, nos dias 17 e 18 de junho de 2021, a 5ª distribuição de kits de alimentos aos estudantes. O PNAE prevê a oferta de alimentação saudável e adequada aos estudantes da educação básica durante o período letivo; e durante a suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia, fica autorizada a entrega direta de alimentos aos estudantes ou responsáveis. No campus, o público alvo do programa é formado pelos estudantes dos cursos técnicos integrados e técnico subsequente.
Para obter informação acerca do quantitativo de estudantes com interesse e disponibilidade em receber o kit de alimentos, o campus realizou um levantamento mediante o envio de um questionário por e-mail previamente cadastrado pelos discentes.
Todas as atividades foram planejadas e executadas por uma comissão mista constituída para esta finalidade e pela equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do campus.
Os kits foram compostos por gêneros alimentícios variados provenientes da agricultura familiar, fornecidos por associações e produtores rurais do município de São João Evangelista e da região. Frutas, vegetais, quitandas, feijão e queijo, dentre outros, são exemplos de itens que fizeram parte dos kits entregues aos estudantes. Buscando seguir as diretrizes e determinações do PNAE, o kit é composto por alimentos in natura e minimamente processados, com respeito aos hábitos alimentares e à cultura local e seguindo os cuidados para preservação da qualidade nutricional e sanitária dos alimentos.
Com peso médio de 28 kg cada, foram distribuídos 186 kits aos estudantes dos cursos técnicos integrados; para os alunos do curso técnico subsequente foram entregues 26 kits, cujo peso aproximado foi de 16 kg. No total, nesta ação o campus coordenou e efetuou a distribuição de 5,5 toneladas de alimentos, divididos em 212 kits.
Em todas as etapas foram obedecidas as medidas de higiene e segurança (tais como, uso de antisséptico para as mãos, utilização de EPI, escala de horários e distanciamento) a fim de evitar aglomerações e risco de contaminação pelo coronavírus.
Para Luciana Guerra, que faz parte da equipe da UAN e é ex-aluna do campus, formada em Nutrição e Dietética, é muito gratificante trabalhar na recepção dos produtos, fruto do trabalho duro dos agricultores. Ela destaca como é importante os produtores conseguirem vender seus produtos e os alunos poderem receber esses produtos de excelente qualidade e num momento de tanta dificuldade financeira.
O Sr. Nardely Ramos, Secretário de Agricultura de Belo Oriente e representante da Associação dos Remanescentes Quilombolas daquele município, afirma que a inserção da agricultura familiar na merenda escolar gera confiança para os agricultores e garantia do espaço do agricultor na vida dos alunos. Ele comenta sobre a dificuldade para o avanço da agricultura familiar frente ao mercado competitivo; enfatiza que a aliança entre consumidor, produto e produtor traz para a mesa uma nova versão de distribuição de renda e que fazer parte deste programa é para os produtores um motivo de comemoração tendenciado a cada dia melhorar.
A professora Margarida Higino ressaltou: “Participo do PNAE no Campus desde sua implantação nos primeiros contatos com os fornecedores. É um prazer fazer parte de uma equipe que através de uma logística eficaz permite a entrega de alimentos de qualidade aos estudantes. Vejo o PNAE como uma alternativa para melhorar a renda dos fornecedores e complementar a alimentação do estudante.”
O IFMG - Campus São João Evangelista agradece à Comissão Organizadora, aos funcionários terceirizados, aos produtores da Agricultura Familiar, aos estudantes e seus familiares, e a todos que contribuíram para o êxito e segurança das ações em mais esta etapa do PNAE.
Redes Sociais