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Auxílio de Inclusão Digital Emergencial 2021 - Resultado Final

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 18h15 | Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 15h06

Estudantes do IFMG podem se candidatar para receber o Auxílio de Inclusão Digital Emergencial. O auxílio é destinado para a contratação de serviços de internet e aquisição de equipamentos para possibilitar o acesso às atividades escolares não presenciais. Interessados devem se inscrever na plataforma SSAE.

auxilio digitalO IFMG - Campus São João Evangelista torna público o Edital do Processo Seletivo para concessão de Auxílio de Inclusão Digital Emergencial do Programa de Assistência Estudantil 2021.

O presente edital tem por finalidade realizar o processo de seleção dos candidatos para receber Auxílio de Inclusão Digital Emergencial para aquisição de serviço de internet e/ou equipamentos, de modo a proporcionar ao estudante as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo no IFMG durante o contexto de pandemia de COVID -19.

Quem pode se inscrever?

Poderão concorrer aos auxílios, prioritariamente, estudantes com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e/ou oriundos da rede pública de educação básica, que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial (ERE) por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico, que atenderem a, pelo menos, um dos seguintes requisitos, sem prejuízo às demais disposições do Edital:

  • Ter ingressado na instituição através da ação afirmativa referente à faixa de renda de até um salário e meio per capita (2020), compreendendo os seguintes grupos de cotas: L1, L2, L9, L10;
  • Ter inscrição deferida ou excedente em edital do PAE (Programa de Auxílios Estudantis) em 2020;
  • Apresentar perfil de atendimento das ações da Assistência Estudantil (renda famiiliar per capita de até um salário mínimo e meio e oriundo da rede pública de educação básica com dificuldades na realização das atividades do ERE por falta de acesso à internet ou equipamento).

Os estudantes que se candidatarem a este edital deverão estar regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos de nível médio técnico integrado, concomitante ou subsequente; ou de graduação do IFMG.

  • A concessão e manutenção do benefício para estudantes que cursem menos de 03 (três) disciplinas se dará mediante avaliação e parecer técnico do assistente social.
  • Estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação, EAD e cursos de Extensão que possam ser ofertados no âmbito do IFMG, não integram o público-alvo deste edital.
Tipos de Auxílio

O Edital prevê dois tipos de auxílio: Tipo 1 e Tipo 2. Na primeira categoria, os contemplados receberão mensalmente o valor de R$ 100. Já para o auxílio Tipo 2, destinado exclusivamente para aquisição de equipamentos que facilitem o acesso às atividades do ERE, os valores variam de R$600 a R$1.200 e será concedido em cota única, devendo, os beneficiados, comprovar a aquisição do equipamento por meio de nota fiscal ou outro documento comprobatório com data posterior à publicação do Resultado Final do Edital.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) no período de 7 à 16 de maio de 2021. Os candidatos devem anexar toda a documentação especificada nos Anexos I-A ou I-B, de acordo com o tipo do auxílio solicitado.

Resultados

O resultado dos pré-selecionados para análise socioeconômica está previsto para ser divulgado a partir de 17 de maio.

O Resultado Preliminar está previsto para o dia 26/0 de maio. Após a divulgação do Resultado Preliminar, haverá um período de recursos  de 2 dias úteis.

O Resultado Final está previsto para ser divulgado a partir do dia 31 de maio.

Instruções para o envio do Termo de Compromisso

Os estudantes que tiveram o seu auxílio DEFERIDO devem enviar o Termo de Compromisso no prazo de até 3 dias úteis após a publicação do resultado seguindo as orientações abaixo:

  1. Salvar o modelo do Termo de Compromisso enviado pelo SSAE, imprimir, preencher e assinar;
  2. Enviar o termo como anexo no formato PDF para o e-mail assistenciaestudantil.sje@ifmg.edu.br com o assunto TERMO DE COMPROMISSO.

Lembramos que os alunos com idade inferior a 18 anos deverão apresentar o documento assinado também por seu responsável legal; e reforçamos que, expirado o prazo estipulado em edital, o candidato será considerado desistente.

Fique atento sobre a compra do equipamento que deverá seguir o edital

De acordo com o edital:

8.2.8 Os estudantes que tiverem os auxílios deferidos no Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Tipo 2, deverão comprovar a compra por meio de Nota Fiscal.

8.2.9 A data do comprovante deve ser posterior à publicação do Resultado Final.

Atenção!

Os beneficários dos Auxílios Tipo 2.A e Tipo 2.B devem enviar o comprovante de compra do equipamento para o email assistenciaestudantil.sje@ifmg.edu.br, no máximo até dia 30 dias corridos, contados a partir do pagamento do auxílio.

Ver as orientações gerais para aquisição de equipamentos (Auxílio digital emergencial tipo 2) e Modelo de declaração de compra e venda de computador/notebook usado.

Termo de Compromisso e adesão

Orientações gerais para a aquisição de equipamentos (Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Tipo 2)

Modelo de Declaração de Compra e Venda de Computador/Notebook usado

Dúvidas

Caso tenha alguma dúvida a respeito do Processo Seletivo, o estudante deve entrar em contato por e-mail, telefone ou WhatsApp com o setor de Assistência Estudantil do campus.

Edital nº 14/2021 - Campus São João Evangelista - Auxílio Digital - Regular - Resultado Preliminar

Edital nº 14/2021 - Campus São João Evangelista - Auxílio Digital - Regular

Edital nº 14/2021 - Retificação 01

Edital nº 14/2021 - Retificação 02

Anexo I-A - Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 1

Anexo I-B - Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2

Anexo II - Declaração de não atividade remunerada

Anexo III - Declaração de rendimentos

Anexo IV - Declaração sobre o exercício ou não exercício de atividade remunerada para aposentados

Anexo V - Declaração de ajuda financeira de terceiros

Anexo VI - Declaração de pensão alimentícia

Anexo VII - Recurso de revisão da avaliação socioeconômica

Anexo VIII - Declaração de titularidades de contas bancárias

Anexo IX - Declaração do trabalhador rural

Anexo X - Declaração de esclarecimento de propriedade de imóvel

Anexo XI - Autodeclaração de dificuldade de acesso digital às atividades de ensino remoto emergencial

Termo de Compromisso de Adesão

Resultado dos estudantes Pré-selecionados

Resultado Preliminar

Resultado Final

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