Informativo aos novos alunos - 2021 - Perguntas e respostas
-
Você conhece o IFMG-SJE?
Com a impossibilidade de visitas presenciais, conheça o IFMG-SJE virtualmente clicando neste link e acessando o nosso canal no YouTube.
-
Onde localizo as informações sobre a Instituição, suas normas e programações?
Para acompanhar os informes e interagir com setores da Instituição, acesse o portal <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal>. Para ficar por dentro de normas e detalhes dos setores, o estudante deve efetuar leitura dos materiais disponíveis no menu “Aluno” do portal institucional.
-
Quando será divulgado o resultado do processo seletivo dos cursos de graduação?
Em relação ao resultado preliminar dos cursos de graduação, a publicação ocorrerá somente após a divulgação das notas do Enem 2020, o que deve ser publicado no dia 29 de março de 2021.
-
Quando será a matrícula?
O IFMG divulgará em seu portal o procedimento de matrícula dos aprovados. Além de ficar atento às datas e horários, o candidato aprovado deverá providenciar uma série de documentos para efetuar a matrícula. As instruções e a relação documental estão descritas no item 11 do edital 62 e nos Anexos I e II. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal.
Para mais informações sobre matrículas, clique aqui.
-
Quando e como os excedentes serão chamados para a matrícula?
Caso fiquem vagas ociosas nos cursos, após o período de matrículas dos aprovados em primeira chamada, o IFMG começará a convocar os candidatos excedentes na lista dos classificados. Cada campus terá seu próprio cronograma de convocação desses candidatos que estão na lista de espera. Portanto, é preciso ficar atento ao site do campus e conferir as chamadas e informações que posteriormente serão divulgadas.
-
Quando as aulas vão iniciar?
Conforme o calendário acadêmico 2021, as aulas iniciarão em 12 de abril de 2021.
Para acessar o calendário acadêmico do IFMG/SJE referente ao ano de 2021, clique aqui.
-
As aulas serão presenciais?
O IFMG-SJE ainda não possui a definição do retorno das aulas presenciais em 12/04/2021 tendo em vista que dependerá principalmente do cenário da pandemia de COVID-19, da recomendação das autoridades de saúde e demais adequações para receber de forma segura toda a comunidade escolar. Para manter-se informado sobre as aulas, é importante que o aluno acesse o nosso site frequentemente: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal>
-
O IFMG-SJE possui alojamento?
Sim. O campus possui 2 alojamentos, sendo um masculino e um feminino. Os alojamentos são destinados a estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. As moradias estudantis são compartilhadas, no alojamento feminino cada quarto comporta até 8 estudantes e no alojamento masculino, de 2 a 6 estudantes cada. A quantidade de vagas para cada alojamento será divulgada na publicação do Edital de acordo com a disponibilidade existente. Os estudantes residentes nos alojamentos têm acesso gratuito ao Refeitório todos os dias da semana.
Acesse as normas de funcionamento dos alojamentos.
-
Como faço para conseguir alojamento?
O Edital será publicado próximo à decisão de retorno às aulas presenciais. A partir da publicação de Edital específico no portal <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal>, onde serão dispostos os critérios para acesso ao alojamento feminino e masculino.
-
O IFMG-SJE oferece refeições? Como faço para usar o refeitório?
O Campus possui uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) que oferece café da manhã, almoço e jantar, de segunda a sexta-feira, nos dias letivos com aulas presenciais. As refeições são servidas gratuitamente aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.
Para os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do IFMG-SJE, as refeições são subsidiadas com valores abaixo do praticado no mercado ou gratuitas para os contemplados com bolsa alimentação de acordo com os editais disponibilizados no portal do campus. Para fazer a utilização é necessário realizar cadastro prévio do Sistema de Acesso à UAN na CGAE/CAE.
-
Quais os materiais escolares preciso comprar?
Para frequentar as aulas presenciais não há exigências de materiais escolares específicos. Apenas recomendamos que fiquem atentos à quantidade de disciplinas por curso para planejar a quantidade de itens:
- 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária: 17 disciplinas;
- 1º ano do Curso Técnico em Informática: 17 disciplinas ;
- 1º ano do Curso Técnico em Nutrição e Dietética: 18 disciplinas.
Não há exigência quanto ao tipo de caderno (brochura ou de arame com uma ou várias matérias) ou a quantidade que se deve comprar; o(a) estudante decide com seus familiares que tipo de material deve comprar.
Para os estudantes da graduação, a quantidade de disciplinas dependerá do curso matriculado.
-
Qual uniforme devo comprar para frequentar as aulas?
Para frequentar as aulas presenciais, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados deverão utilizar uniforme conforme descrição abaixo:
Para as aulas do Ensino Médio:
- Camiseta branca oficial do IFMG;
- Calça Verde de helanca ou tactel ou calça jeans escuro básico sem detalhes e/ou rasgados;
- Calçado fechado;
Aulas de educação física: Regata e short oficial e tênis.
Aulas da ÁREA TÉCNICA:
- Curso Técnico em Agropecuária: Camiseta de aula prática cinza, calça jeans escuro básico sem detalhes e/ou rasgados e calçado fechado.
- Curso Técnico em Informática: o mesmo uniforme utilizado no Ensino Médio.
- Curso Técnico em Nutrição e Dietética: Camiseta de aula prática branca, calça branca, jaleco, touca ou gorro e calçado fechado.
Para consulta de valores, segue os contatos dos fabricantes:
ASU Confecções: Rua Valeriano Rocha, 418 – Centro. Tel.: (33)3412-2727
Rota do Corpo: Avenida Primeiro de Junho, em frente a rodoviária. Tel.: (33)99973-8759
Star Print: Rua Coronel Antônio Borges do Amaral, 20 – Centro. Próximo a casa lotérica. Tel: (33)98885-6064
-
O IFMG-SJE oferece alguma bolsa ou auxílio?
Sim. Em 2021, será publicado Edital para Bolsa Permanência e se perdurar o ensino remoto também haverá o Auxílio Digital Emergencial (tipo 2 - ajuda de custo para compra de computador). Todos os editais estarão disponíveis no site <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal>. Caso queira conhecer o processo seletivo da assistencia estudantil, sugerimos ver os editais de anos anteriores publicados nesta página.
-
Tenho necessidade educacional específica, a quem devo informar?
Após efetuada a matrícula, entre em contato com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
-
Quais os documentos de saúde preciso enviar?
No ato da matrícula o estudante deverá preencher a ficha ambulatorial com as informações sobre saúde. Nesta ocasião poderão ser solicitados o envio da cópia do cartão do SUS, cartão de vacina atualizado e demais documentos comprobatórios. Para mais informações sobre matrículas, acesse est e link.
-
Tenho que comprar livros ou a escola fornece os livros didáticos?
O IFMG fornece os livros didáticos para todos os alunos do ensino médio. Não havendo necessidade de comprar nenhum livro didático. Além do livro didático gratuito, o campus conta com uma biblioteca, a qual possui acervo para atender os diversos cursos do ensino médio e da graduação.
-
Como faço para saber o meu horário de aulas e minha turma?
Realizadas as matrículas nos prazos previamente estabelecidos, o Departamento de Ensino realiza a enturmação e distribuição de horários das aulas e uma das formas de acessá-los é através deste link. Fique atento aos dados referentes ao ano letivo 2021 que serão publicados em datas próximas ao início das aulas. As turmas e horários também são dispostas nos prédios escolares dos respectivos cursos.
-
Onde informo meus contatos para receber informações do IFMG-SJE?
Após a realização da matrícula nos prazos previamente estabelecidos, o estudante deverá preencher um formulário online para cadastro e atualização dos meios de contato e de seus familiares. Pede-se atenção especial a essa etapa, pois os comunicados de interesse do estudante são enviados a partir das informações de contato cadastradas nesses formulários.
-
Quais departamentos e respectivos Contatos posso vir a buscar apoio?
Após a leitura deste informativo, caso necessite entrar em contato com os setores do IFMG-SJE, segue abaixo alguns contatos:
Setor: |
Contatos: |
E-mail: |
Registro Acadêmico - Secretaria |
(33) 3412-2910 (33) 3412-2957 |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
CAE - Coordenadoria de Assuntos Estudantis/CGAE: |
(33) 3412-2940 (33) 3412-2948 (33) 99928-1632 (WhatsApp) |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Serviço Social |
(33) 3412-2926 (WhatsApp) |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Setor Pedagógico: |
(33) 3412-2908 (33) 99937-0146 (WhatsApp) |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Diretoria de Ensino: |
(33) 3412-2939 (33) 99937-0146 (WhatsApp) |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
CEMT - Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico |
(33) 3412-2936 (WhatsApp) |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
CES - Coordenadoria de Ensino Superior |
(33) 3412-2939 |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
O campus também dispõe de lista telefônica com os contatos dos setores. É possívelacessá-la neste link.
Redes Sociais