Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus entrega quase 5 toneladas de alimentos em Kits do PNAE aos estudantes
Início do conteúdo da página

Campus entrega quase 5 toneladas de alimentos em Kits do PNAE aos estudantes

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 13h06 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 13h14

Kits de alimentos entregues aos estudantes dos cursos técnicosNos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2020, o IFMG - Campus São João Evangelista procedeu à distribuição de 165 kits de alimentos montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme a Lei 11.947/2009 e a complementação da Lei 13.987/2020. Estavam aptos a receber o benefício os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e no curso técnico subsequente em Agrimensura do campus

Para a organização e execução das ações foi constituída através da PORTARIA Nº 240 DE 26 DE NOVEMBRO DE 2020, uma comissão responsável pela distribuição dos gêneros alimentícios adquiridos com recursos financeiros recebidos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Antecedente à entrega, foi realizado contato com fornecedores cadastrados no Programa, a fim de verificar disponibilidade de itens para montagem dos kits. Em seguida, os estudantes dos Cursos Técnicos foram comunicados por e-mail para manifestação de interesse e sua respectiva disponibilidade de agendamento para retirada dos kits no campus. Medida importante para evitar desperdícios.

No período de 07 a 10/12/2020, foram recebidos os gêneros alimentícios diretamente dos agricultores familiares e suas organizações. Os produtos recebidos (frutas, hortaliças, quitandas, doces, farinhas e feijão) totalizaram aproximadamente 3,5 toneladas de alimentos. Acrescidos de 1,3 toneladas de alimentos disponibilizados pela gestão do campus que foram adquiridos para o PNAE com recursos próprios e encontravam-se em estoque, perfazendo o total de 4,8 toneladas de alimentos distribuídos

Todas as etapas de recebimento, montagem dos kits, logística e distribuição respeitaram as normas de higiene e segurança em tempos de COVID-19. No intuito de manter condições de segurança na recepção dos estudantes, a equipe de distribuição fez utilização de EPI's (touca, jaleco, máscara face shield, máscaras descartáveis, álcool gel 70% e borrifador de álcool). A distribuição dos kits ocorreu conforme agendamento de horários em virtude das exigências de distanciamento social. 165 estudantes retiraram o kit, cujo peso médio foi 29,5 kg e receberam um impresso com orientações de higienização e conservação dos alimentos.

A estudante Eduarda Kelly da Silva Ferreira, do curso Técnico Integrado em Informática, deu o seguinte depoimento a respeito dessa ação: "O kit de alimentação oferecido pela escola ajuda muito a minha família, e, acredito que, também muitas outras. O kit é recheado dos mais diversos tipos de alimentos que juntos compõem uma alimentação saudável, rica e com muita fartura. Fico agradecida por poder fazer desse projeto muito nobre, que leva alimento a diversas famílias."

Produtor rural  familiar entrega alimentos subsidiados pelo PNAEO agricultor familiar Renato Polito Fernandes ressaltou: “O PNAE no IFMG-SJE tem ajudado muito a mim e a minha família, como agricultores familiares, residentes no município de Capelinha/MG. Possuímos uma pequena indústria de polpa de fruta e a aquisição do nosso produto pelo IFMG-SJE nos ajudou muito, pois neste ano tivemos nossas vendas reduzidas a praticamente 5% do volume anual anterior. Toda nossa produção é destinada à venda para o PNAE, tanto em escolas estaduais, prefeituras e escolas federais, como é o caso do IFMG-SJE. Neste ano, as prefeituras não adquiriram nosso produto e as escolas estaduais cancelaram o edital para aquisição devido à pandemia da Covid-19. Então o fato de o IFMG-SJE ter continuado comprando a polpa de fruta para incluir nos kits para os alunos foi muito importante para nós”.

Em virtude do período de pandemia e a suspensão de atividades presenciais do calendário acadêmico, o campus São João Evangelista destaca a todos os estudantes que mantenham seus dados de contatos atualizados no portal MeuIFMG para que fiquem informados das ações do PNAE, que hão de ser continuadas em 2021 ou enquanto perdurar a suspensão das aulas presenciais.

A Direção agradece a todos os envolvidos que colaboraram com mais esta ação do PNAE em nosso campus.

Acesse mais fotos das entregas dos kits.

registrado em:
Fim do conteúdo da página