Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Visitas > Museu de Zoologia > Museu de Zoologia do IFMG como estratégia temática epidemiológica
Início do conteúdo da página

Museu de Zoologia do IFMG como estratégia temática epidemiológica

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 07h49 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 09h46

O acervo com diferentes animais silvestres foi visitado por estudantes do Curso Técnico em Enfermagem

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem conheceram o Museu de Zoologia vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG. Lá, os estudantes puderam conhecer a técnica da taxidermia (“empalhamento de animais”) e diferentes representantes da fauna silvestre (serpentes, coelhos, corujas, gaviões, gambás, guaxinim-mão-pelada, lagartos, raposinhas ou cachorros-do-mato, lobo guará, lontra, ouriço-cacheiro ou porco-espinho, urubus, seriemas, teiús, tatus, jacus, jaguatiricas, tamanduás, quatis etc.), mortos por atropelamento, envenenamento, eletrocussão e outras causas não relatadas.

O evento é parte das atividades desenvolvidas no Módulo I da Disciplina “Proteção e Prevenção de Saúde” e foi organizado pela Professora Tutora Dj’any Estela A. Costa, que também é Auxiliar de Enfermagem no Setor de Ambulatório Médico do campus.

Visita técnica temática

A visita teve uma abordagem didático-pedagógica epidemiológica, já que muitos dos espécimes taxidermizados do acervo podem ser hospedeiros naturais de parasitas que também podem infectar seres humanos. Além do desequilíbrio ambiental e do fenômeno intensificado de urbanização de animais silvestres, muitos são ilegalmente caçados e consumidos pelas pessoas, fatos que ameaçam a saúde pública implicando em riscos tantos para os seres humanos quanto para animais domésticos.

Doenças zoonóticas

Profissionais de saúde que trabalham com vigilância, controle e prevenção em zoonoses, alertam para a gravidade dos casos quando envolve doenças oriundas da fauna silvestre. Há riscos tantos para as pessoas quanto para os animais domésticos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMS), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os animais, principalmente os selvagens, são responsáveis por 70% de todas as doenças infecciosas emergentes em humanos. De acordo com a OMS, existem mais de 200 tipos de zoonoses sendo que, de 5 novas doenças humanas que aparecem todos anos, 3 delas são de origem animal. Por todo o mundo, as zoonoses respondem por 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória.

6 de Julho: Dia Mundial de Combate às Zoonoses

zoo8

Dia 06/07 é celebrado o Dia Mundial de Combate às Zoonoses. Nesta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o cientista Louis Pasteur (1822-1985) administrou com sucesso pela primeira vez a vacina antirrábica em uma pessoa que havia sido mordida por cão, em 1885. Nos dias atuais, com o surgimento ou ressurgimento de novas doenças zoonóticas, a abordagem de Saúde Única se mostra fundamental.

O documento “Prevenir a Próxima Pandemia: Doenças Zoonóticas e Como Quebrar a Cadeia de Transmissão” (em inglês), é um esforço conjunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI).

A seguir, registro fotográfico do acervo do Museu de Zoologia do IFMG realizado pelos visitantes do Curso Técnico em Enfermagem da E.E. Estadual “Josefina Pimenta”, de São João Evangelista, em 22/09/2023. Fonte: Fotos enviadas pela Professora Tutora Dj’any Costa.

zoo zoo2
zoo3 zoo4
zoo5 zoo6

O encontro técnico também incluiu o Laboratório de Microbiologia do IFMG para análise interpretativa e descritiva das atividades práticas realizadas em encontros anteriores. As aulas, conduzidas pelo Prof. Marcelo Filardi do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG, foram uma oportunidade para os alunos compreenderem o cultivo microbiológico in vitro realizando práticas temáticas de propagação em placas contendo meio nutritivo e, além disso, conheceram as estruturas funcionais do microscópio ótico e tiveram a oportunidade de manipular o equipamento em preparações a fresco.

zoo7

 

O Curso Técnico em Enfermagem é uma parceria do Governo do Estado e a Escola Estadual “Josefina Pimenta”, do Município de São João Evangelista. Segundo a Professora Tutora Dj’any Estela A. Costa, a iniciativa do Curso de Ciências Biológicas em receber os futuros Técnicos em Enfermagem enriquecerá epistemologicamente os futuros profissionais que, munidos de conhecimento teórico-prático adquirido, serão provocados a assumir senso crítico a respeito do saber-fazer. A parceria entre as instituições trará imensa relevância na formação de nossos alunos.

Nossos agradecimentos à Dj’any Costa pela iniciativa e a vocês, futuros Técnicos em Enfermagem, pela visita ao IFMG. Vocês são mesmo especiais e importantes. Estaremos sempre aqui! Sempre!

Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Imagem18Museu de Zoologia do IFMG-SJE

Agendamentos: Prof. Marcelo Filardi

E-mail: museudezoologia.sje@ifmg.edu.br

Instagram: @museudezoologiaifmgsje

Contato: (33) 3412-2922

Fim do conteúdo da página