Museu de Zoologia recebe estudantes de Comercinho
Os visitantes são do Ensino Fundamental II.
Estudantes da Escola Estadual “Dr. Lúcio Vieira da Silva”, do Distrito de Comercinho – MG, visitaram o Laboratório de Biologia Animal e o Museu de Zoologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG. Os estudantes são do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e estavam acompanhados pela Professora Juliana Fernandes (Ciências), Prof.ª Leonice Alves Lobo (Matemática), Lurdinha Pires (Secretaria), Prof.ª Maria José Teixeira e Rosicleia Araújo Rocha Lopes (Especialistas de Educação), Prof.ª Raquel Ferreira Viana (Geografia), Prof.ª Raquel Gonçalves (Português), Prof.ª Regina Célia Barbosa Pinto Carvalho (Ensino Religioso), Prof.ª Sirlenita Silva Carvalho Leão (Apoio) e pelo Motorista José Aparecido.
O evento ocorreu no dia 08 de agosto e contou com a participação tão importante dos licenciandos do Curso Alexsandra Queiroz, Fabíola Souza, Maria Clara Luz, Mariana Silva, Luana Rocha e Thiago Reis, integrantes do Projeto envolvendo as visitas guiadas ao Museu.
Visitantes do Ensino Fundamental I da E.E. “Dr. Lúcio Vieira da Silva”, de Comercinho – MG, acompanhados por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, em evento realizado no IFMG-SJE. Foto: Marcelo Filardi.
Os visitantes puderam conhecer também o Laboratório de Biologia Animal, localizado no Prédio IV do Campus, sob coordenação do Prof. Mateus Andrade. Lá, puderam ter contato com diferentes animais vertebrados e invertebrados preservados pela técnica em via úmida (álcool-formol), e também diferentes representantes artrópodes (louva-a-deus ou cavalo-judeu, besouros, gafanhotos, bicho-pau, escorpiões ou bicho-graveto etc...) em caixas entomológicas (desidratados e em resina).
O Museu de Zoologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, fundado em 2020, mantém um acervo com espécimes taxidermizados (“animais empalhados”) representantes da fauna silvestre (serpentes, coelhos, corujas, gavião, gambás, guaxinim-mão-pelada, lagartos, raposinhas ou cachorros-do-mato, lobo guará, ouriço-cacheiro, urubus, seriemas, teiús, tatus, jacus, jaguatirica, tamanduás, quatis etc.), mortos por atropelamento, envenenamento, eletrocussão e outras causas não relatadas. No Museu, além dos animais taxidermizados, os estudantes puderam conhecer, também, peças fósseis de mais de 100 milhões de anos da Formação Crato.
Nossos agradecimentos a vocês, da E.E. “Dr. Lúcio Vieira da Silva”, pela visita ao Laboratório de Biologia Animal e ao Museu de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas do IFMG. Vocês são empolgados, curiosos, motivados! Vocês são mesmo inesquecíveis! Agradecemos por este momento tão marcante! Estaremos sempre aqui!
A seguir, registro fotográfico dos visitantes do Ensino Fundamental II da E.E. “Dr. Lúcio Vieira da Silva”, de Comercinho – MG, em visita ao Laboratório de Biologia Animal do Curso de Ciências Biológicas do IFMG-SJE, em 08/08/2023. Fotos: Marcelo Filardi.
A seguir, registro fotográfico dos visitantes da E.E. “Dr. Lúcio Vieira da Silva”, de Comercinho – MG, em visita ao Museu de Zoologia do IFMG-SJE no dia 08/08/2023. Fotos: Marcelo Filardi.
Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Museu de Zoologia do IFMG-SJE
Agendamentos: Prof. Marcelo Filardi
E-mail: museudezoologia.sje@ifmg.edu.br
Instagram: @museudezoologiaifmgsje
Contato: (33)3412-2922
Redes Sociais