Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas recebe visitantes da Zona Rural de Ribeirão da Mesa
Educadores e estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso”, da zona rural de Ribeirão da Mesa, em São João Evangelista - MG, estiveram no campus em visita ao Museu de Zoologia e ao Laboratório de Biologia Animal do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O evento ocorreu na manhã do dia 31 de maio e contou com a presença das Prof.ª Angélica Lacerda (Artes), Geralda Zorália de Oliveira Costa (Português), Ildenira do Nascimento Almeida Costa (Matemática), Isabel Cristina (Inglês), Rosilei da Penha Felipe (Ciências), da Supervisora Marisa Vieira da Silva Queiroz (Especialista da Educação) e do Diretor Matozinho Medina Cardoso.
A visita foi organizada pelas discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Atadolfa Santos, Evellyn Cardoso, Isabelle Almeida, Izabela Felipe, Júlia Sena, Leila Pimenta, Mariana Borges e Melissa Argueles, como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em parceria com a Escola visitante, sob Coordenação do Prof. Derli Barbosa dos Santos. Participaram também da visita guiada os licenciandos do Curso Alexsandra Queiroz, Fabíola Souza, Luana Rocha, Mariana Silva e Thiago Reis, integrantes do Projeto.
Visitantes da E.M. “Antônio Medina Cardoso”, de Ribeirão da Mesa, em São João Evangelista, acompanhados por discentes do Curso de Ciências Biológicas do IFMG-SJE durante evento de visitação guiada ao Museu de Zoologia em 31/05/2023. Foto: Marcelo Filardi.
No Museu de Zoologia do IFMG, os visitantes puderam conhecer diferentes espécimes taxidermizados (“animais empalhados”) ali exibidos. Fundado em 2020, o local mantém um grande acervo com representantes da fauna silvestre (serpentes, coelhos, corujas, gavião, gambás, guaxinim-mão-pelada, lagartos, raposinhas ou cachorros-do-mato, lobo guará, ouriço-cacheiro, urubus, seriemas, teiús, tatus, jacus, jaguatirica, tamanduás, quatis etc.), mortos por atropelamento, envenenamento, eletrocussão e outras causas não relatadas. Além dos animais taxidermizados, os estudantes puderam conhecer, também, peças fósseis de mais de 100 milhões de anos da Formação Crato.
Os visitantes puderam conhecer também o Laboratório de Biologia Animal, localizado no Prédio IV do campus, sob coordenação do Prof. Mateus Andrade. Lá, puderam ter contato com diferentes animais vertebrados e invertebrados preservados pela técnica em via úmida (álcool-formol), e também diferentes representantes artrópodes (louva-a-deus ou cavalo-judeu, besouros, gafanhotos, bicho-pau, escorpiões ou bicho-graveto etc...) em caixas entomológicas (desidratados e em resina). Com auxílio dos licenciandos integrantes do Projeto, os visitantes puderam, ainda, observar diferentes insetos visualizados em estereomicroscópio binocular sob aumento de 80x! O Prof. Marcelo Filardi conduziu uma mini-aula prática demonstrativa no Laboratório, abordando diferenças entre sapos, rãs e pererecas e também mostrou a “cobra-cega”, um anfíbio ápode.
Foi uma manhã produtiva e marcante. E, por isso, agradecemos tanto a vocês, da Escola Municipal Antônio Medina Cardoso!! Tudo ficará eternizado. Tudo! Estaremos sempre aqui!
A seguir, registro fotográfico dos visitantes da Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso”, de Ribeirão da Mesa, ao Museu de Zoologia, em 31/05/2023. Fotos: Marcelo Filardi.
A seguir, registro fotográfico dos visitantes da E.M. “Antônio Medina Cardoso” ao Laboratório de Biologia Animal do Curso de Ciências Biológicas. Fotos: Marcelo Filardi.
Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Museu de Zoologia do IFMG-SJE
Agendamentos: Prof. Marcelo Filardi
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contato: (33) 3412 2922
Redes Sociais