Discentes participam de visita técnica ao Museu da Matemática na UFMG
Os discentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Turmas I1A e I1B), orientados pelos docentes Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos e Luiz Otávio Abi-acl de Almeida, realizaram visita técnica ao Museu da Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no dia 26 de novembro de 2022, objetivando ver os conceitos Matemáticos e da Lógica Matemática aplicados no contexto fora da sala de aula tradicional, com desafios e jogos disponíveis no Museu.
Ynná Evany Alves Rodrigues, discente da turma I1A, relata: “Fomos recebidos com grande afabilidade pela professora Carmen Rosa Giraldo Vergara e a aluna da Licenciatura em Matemática da UFMG, Patrícia Gomes, que com imensa dedicação nos inseriram no ambiente do Museu. A exposição contava com diversos jogos lógicos, enigmas, tabuleiros, quebra-cabeças, cubos e muito mais. Quadros com ilusões de óptica e referências Matemáticas tomavam as paredes. A exposição é encantadora e tem o imenso potencial de atingir todos os públicos: crianças, adultos e adolescentes. Eu, como uma amante das ciências humanas, não posso deixar de ressaltar o fato de que o Museu tem o dom de prender a atenção de todos, inclusive daqueles que não são tão chegados à Matemática. À face do exposto, devo concluir dizendo que conhecer o Museu da Matemática foi uma experiência engrandecedora. A hospitalidade, organização e empenho de todos os envolvidos com o museu torna a experiência ainda mais proveitosa. Além de, agora, poder enxergar a Matemática com novos olhos, um olhar mais leve e lúdico. Aos apaixonados e nem tão apaixonados pela Matemática, eu lhes digo com convicção, conheçam o Museu da Matemática da UFMG, vocês não vão se arrepender.”
Gustavo Rodrigues Ferreira, discente da turma I1B, relata: “A visita ao museu foi muito boa. Eu me diverti muito com os vários jogos apresentados, me senti desafiado a testar meu raciocínio lógico, mesmo sendo um pouco lento às vezes. Tiveram desafios muito interessantes como o dos cavalos, alguns jogos de disposição de peças, diferentes tipo de Cubos Mágicos. Foi uma grande experiência e entender assim que a Matemática está presente até nos mais simples jogos é muito interessante. Além disso, conseguimos aproveitar ao máximo toda a viagem. Uma das partes boas foi quando ficamos livres para explorar o prédio da UFMG, onde aproveitamos o evento ‘1000 Futuros Cientistas’, onde tivemos contato com alguns alunos de Graduação da UFMG e aproveitamos os experimentos nas áreas de Física, Química e Matemática, além das explicações que recebemos. Achei uma ótima oportunidade de rever alguns conceitos que aprendi este ano, além de outros que aprenderei nos próximos anos. Como sobrou tempo, aproveitamos e visitamos o estádio de futebol Mineirão, localizado ao lado da UFMG. No final da tarde, antes de retornarmos ainda lanchamos no McDonald’s.”
O IFMG - Campus São João Evangelista, docentes e discentes agradecem aos colaboradores que fizeram possível a realização da visita técnica, ao Museu da Matemática e à UFMG pela disponibilidade para a realização da atividade acadêmica.
Confira outras fotos da visita técnica.
Fonte: Professor Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos
Redes Sociais