Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CPA disponibiliza questionário da última etapa de autoavaliação
Início do conteúdo da página

CPA disponibiliza questionário da última etapa de autoavaliação

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 09h53 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 10h15

CPA disponibiliza questionário da última etapa de autoavaliaçãoEntre os dias 01 a 31 de outubro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFMG inicia a última etapa no processo de autoavaliação institucional. Estão aptos a participar do questionário estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Para participar basta clicar aqui.

As respostas coletadas pelo questionário vão subsidiar a construção do relatório final, que é utilizado pelo INEP/MEC, como um dos critérios nos processos de recredenciamento, e renovação dos cursos superiores. 

De acordo com o presidente da CPA, Alessandro Oliveira Schwonke, o último questionário do triênio 2018-2020 irá avaliar o ‘Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional’ para consolidar o relatório integral do IFMG. 

“Os eixos 2 (Desenvolvimento Institucional)  e 4 (Políticas de Gestão) constam na avaliação parcial realizada no ano de 2018. No ano seguinte, em 2019, avaliamos os eixos 3 (Políticas Acadêmicas) e 5 (Infraestrutura), cujo relatório foi divulgado no mês passado. Este ano, vamos avaliar apenas o eixo 1 (Planejamento e Avaliação Institucional). E mesmo que o membro da comunidade acadêmica tenha conseguido somente esse ano participar, sua avaliação será muito válida e extremamente importante, pois estará contribuindo para o desenvolvimento do IFMG”, disse Oliveira.

A próxima Comissão Própria de Avaliação (CPA) assumirá o triênio 2021/2023, a partir de abril/maio de 2021.

Sobre a CPA

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

No IFMG, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é constituída por uma Comissão Central, estabelecida na Reitoria e uma Comissão Local em todos os campi. O período de mandato dos integrantes é de três anos, sendo permitido uma recondução por igual período. As CPAs Locais são compostas por um representante docente, um representante técnico-administrativo, um representante discente e um representante da Sociedade Civil Organizada e seus respectivos suplentes. 

Saiba mais:

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018

O que é uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA)?

CPA NO IFMG

Fonte: IFMG - Comunicação Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página